Araguaia Notícia  Publicidade 728x90
28/08/2014 às 08h32min - Atualizada em 28/08/2014 às 08h32min

Fogo já consumiu 70% do parque Serra Azul e Exército reforça combate a partir de hoje

Ronaldo Couto
Araguaia Notícia

Uma efetivo considerável do 58º Bimtz do Exército vai reforçar o combate a incêndio florestal que vem destruindo o parque estadual da Serra Azul em Barra do Garças. O incêndio começou na sexta-feira da semana passada e na tarde de quarta-feira atingiu o morro do BNH e se aproxima das cachoeiras do lajedo. 

Os bombeiros por terra tentam evitar a destruição do parque com apoio dos brigadistas. O ambientalista Garrincha disse que é quase que impossível apagar esse incêndio. “Estamos tentando desviá-lo para diminuir a destruição e parte mais habitada da Serra Azul”, explicou.

Segundo Garrincha faltou planejamento no parque em construir mais aceiros e notificar chacareiros e sitiantes do entorno do parque antes do início das queimadas. A informação é que o incêndio com ato criminoso de um chacareiro da rodovia MT 100 na encosta do morro na quinta-feira.

Um avião do bombeiro esteve na segunda-feira ajudando no combate ao incêndio. A presença do Exército hoje no parque é mais uma tentativa de conter a queimada que avança em direção ao morro das antenas e cachoeiras da serra.

Infelizmente ainda não há previsão de chuva para região de Barra do Garças somente a partir de 5 de setembro.

Em levantamento recente da Sema chegou a conclusão que 70% do parque já atingido com o incêndio e muitos animais silvestres já foram mortos e outros desceram a serra para áreas habitadas a procura de refúgio.
 

Araguaia Notícia  Publicidade 790x90


Entre no grupo do Araguaia Notícia no WhatsApp e receba notícias em tempo real  CLIQUE AQUI
Notícias Relacionadas »
Comentários »
Araguaia Notícia  Publicidade 1200x90