Juíza libera PMs presos por invasão de fazenda em Água Boa; sigilos serão quebrados

Por
Araguaia Notícia com Folhamax A juíza Daiane Marilyn Vaz, da Segunda Vara Criminal de Água Boa (730 km de Cuiabá), concedeu liberdade provisória aos soldados da Polícia Militar, W.A.A., de 32 anos, e J.A.F., de 33 anos, que foram presos em flagrante por envolvimento na tentativa de invasão de uma fazenda, ocorrida na quarta-feira (22), no município e Água Boa-MT. Os militares também deverão pagar fiança de cinco salários mínimos, cada um, o que corresponde a R$ 6,5 mil.  Os militares foram presos juntamente com outros dois comparsas: R.M.L., de 48 anos, e C.A.A., de 41 anos, depois que um grupo de fazendeiros e trabalhadores da região acionou a  Polícia Militar informando sobre a tentativa de invasão na Fazenda Nossa Senhora Aparecida, situada na localidade conhecida como Serrinha. Na audiência de custódia, realizada na quinta-feira (23/3), a magistrada determinou medidas cautelares e concedeu liberdade provisória aos quatro envolvidos. "A proibição de ausentar-se da comarca, por período superior a 8 dias, sem prévia comunicação/autorização do juízo; não se envolver em práticas ilícitas; e comparecimento pessoal e obrigatório, mensalmente, no fórum da comarca onde residem, a fim de justificar e informar suas atividades", diz trecho da decisão. Além disso, o pedido da quebra de sigilo de dados telefônicos dos policiais, feito pelo delegado Matheus Soares Augusto, da Polícia Civil, também foi acolhido pela magistrada. Para a juíza, o acesso aos dados dos telefones celulares apreendidos visa instruir a investigação policial, a fim de obter provas mais robustas acerca da autoria dos crimes de cárcere privado, e possível associação criminosa, bem como o envolvimento de terceiros. "Ressalto, ainda, que há indícios razoáveis da prática criminosa, suficientes a ensejar o deferimento do pedido, os quais são extraídos do conjunto probatório dos autos, sobretudo pelas declarações das vítimas e narrativa do boletim de ocorrências". Além dos militares, os dois topógrafos que estavam juntos com eles na invasão também foram soltos.   O CASO - Dois policiais militares foram presos na manhã de quarta-feira acusados de liderar uma invasão numa fazenda em Água Boa. Eles estavam armados e acompanhados de dois comparsas numa caminhonete Ford Ranger, quando fazendeiros da região registraram a ação e acionaram a Polícia Militar. Um suspeito foi detido pelos fazendeiros enquanto outros três deixaram o local e foram abordados por uma equipe da PM em uma estrada próxima da fazenda. Para a Polícia Civil, os militares atuaram como seguranças da quadrilha. O delegado Matheus Soares Augusto solicitou a quebra de sigilo dos dados dos dois policiais. Após as prisões, a própria Polícia Militar relembrou uma fala recente do governador Mauro Mendes (União) deixando claro que não serão toleradas tentativas de invasão de terras no Estado, de quaisquer grupos políticos.  “Essas prisões demonstram que não vamos tolerar no nosso estado qualquer tentativa de invasão de terra, seja por quem for. Nossas forças de segurança estão preparadas para coibir esses crimes. Já determinei que a apuração seja rápida”, afirmou.
Fonte: FOLHAMAX