09/02/2023 às 14h43min - Atualizada em 09/02/2023 às 14h43min
Em um ano, UPA de Barra do Garças realiza mais de 81 mil atendimentos e solicita mais de 36 mil exames laboratoriais
Com crescimento de 67% na taxa de atendimento em relação a 2021, a Unidade também atende outros municípios, resultando em uma média diária de 222 pacientes
ARAGUAIA NOTÍCIA
ARAGUAIA NOTÍCIA com Thaynara Fernandes| Secom-BG Em 2022, a Unidade de Pronto Atendimento de Barra do Garças (UPA), realizou 81.301 atendimentos, o que resultou em uma média diária de aproximadamente 222 atendimentos. Os dados registrados no sistema da Unidade apontam que, comparado com o ano de 2021, houve um crescimento de 67% na taxa de atendimentos - a diferença é de 32.488 consultas entre os dois anos.
Do total de atendimentos realizados, 73.653 pacientes são residentes de Barra do Garças e 7.648 são moradores de outras cidades. Com funcionamento 24 horas, a Unidade está sempre de portas abertas para atender todos que precisarem de atendimento médico. “Diariamente estamos recebendo pacientes de outras cidades e estados. Priorizamos um atendimento de qualidade e humanizado para todos os que entram na UPA”, disse o diretor técnico da Unidade, Dr. Rafael Joviano.
Para além do total de atendimentos, no decorrer do ano, 39.040 pacientes em casos pouco urgentes e 7.999 de casos não urgentes se dirigiram primeiramente à UPA, antes de procurar por atendimento médico em alguma Unidade Básica de Saúde (UBS). Outros 4.179 pacientes precisaram de internações e 1.639 pacientes foram transferidos para o Hospital e Pronto-Socorro Municipal Milton Pessoa Morbeck.
No mesmo ano, também foram realizados 36.156 exames laboratoriais e 13.611 radiologias. “Os exames são fundamentais para dar seguimento ao atendimento médico, pois permite descobrir a causa das queixas de saúde do paciente e garantir um tratamento eficiente”, explicou o coordenador e enfermeiro da Unidade, Phabloo Camargos.
De acordo com o prefeito de Barra do Garças, Dr. Adilson Gonçalves, a alta produtividade da UPA é resultado dos investimentos na área da saúde, e do profissionalismo dos servidores. “A saúde é uma das prioridades da nossa gestão, estamos sempre investindo na área a fim de que todos tenham acesso a saúde pública, gratuita e de qualidade. Os profissionais também estão sempre atualizando seus conhecimentos, por exemplo, no ano passado eles participaram de quinze capacitações. Tudo isso contribui com o bom desempenho da Unidade”, finalizou.
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