Araguaia Notícia  Publicidade 1200x90
Araguaia Notícia  Publicidade 728x90
27/01/2023 às 19h49min - Atualizada em 27/01/2023 às 19h49min

Engenheiro Civil: a profissão que vem crescendo no país e região

Entenda porque essa profissão está entre as mais disputadas no mercado de trabalho

Araguaia Notícia

O Engenheiro Civil é responsável por projetos, análises, consultorias, gerenciamento, execuções, fiscalizações e acompanhamento de todas as etapas de uma obra de construção. O profissional pode escolher trabalhar com construtoras, indústrias, serviços públicos, estradas, transportes ou área ambiental. 
Segundo dados do Sistema Confea/CREA e do CAU (Conselho de Arquitetura e Urbanismo), revelam que o Brasil tem, atualmente, 368.930 Engenheiros Civis graduados, com registro profissional ativo, e 202.588 arquitetos e urbanistas em condições de exercer a profissão. Todo ano, 40 mil novos engenheiros civis se formam, mas ainda é preciso mais profissionais para suprir as necessidades do mercado.
Atualmente, a Engenharia Civil está entre as profissões mais requisitadas no mercado de trabalho brasileiro, é também uma das que registram os melhores salários entre os profissionais de nível superior, dependendo da especialização e carga horária de trabalho os valores podem variar em média de 5.000 e 10.000 reais e ainda oferece uma alta taxa de ocupação, de acordo com dados do Instituto de Pesquisa Econômica Aplicada (Ipea).
A demanda por engenheiros civis têm crescido consistentemente nos últimos anos devido à retomada das grandes construções públicas, necessidade de infraestrutura e construção de edifícios. Além disso, as preocupações com o meio ambiente e a sustentabilidade levaram a um aumento na procura por engenheiros civis especializados em projetos de energia renovável e infraestrutura verde.

Grandes construções e franquias estão sendo instaladas na cidade de Barra do Garças, interior do estado de Mato Grosso, com aproximadamente 61.135 habitantes, o mercado da região está aquecido para profissionais nessas áreas e construtoras estão buscando por engenheiros civis de outras cidades por falta de profissionais locais disponíveis. 

O empreendedor e proprietário da JSI Incorporadora, empresa responsável pela construção do Edifício Liz Tower, Jefferson Mallmann, relata sobre o mercado local.
“Sinto que temos bons projetistas, mas o mercado carece de engenheiros gestores de obras, especialistas em controle de qualidade, voltado para o controle de materiais e análise de eficiência de estruturas.” afirma.

De acordo com o empresário, o principal ponto positivo da construção do Edifício Liz Tower na cidade é a mobilidade urbana. “Os empreendimentos ficam em regiões centrais, assim, melhora a qualidade de vida das pessoas, reduz tempo e despesas com deslocamento”, defende. Além de colocar em perspectiva a sua visão sobre o futuro da construção civil em Barra do Garças.

“Vejo o mercado promissor para a cidade, é preciso que surjam outros engenheiros para desenvolver e profissionalizar o mercado.” finaliza Jefferson. 

Para quem se interessa e deseja cursar Engenharia Civil, no Centro Universitário UniCathedral, é ofertado na modalidade presencial e EaD, instituição credenciada com garantia de qualidade avaliada e reconhecida pelo Ministério da Educação (MEC), confiável para conduzir ao sucesso profissional por meio de alguns critérios, como: infraestrutura qualificada, corpo docente especializado, projetos pedagógicos, visitas técnicas, laboratórios de ponta nas áreas de maquetaria, decorações, topografia, solos, estruturas, química, física, hidráulica, desenho e informática, para matérias práticas. 





 

Araguaia Notícia  Publicidade 790x90


Entre no grupo do Araguaia Notícia no WhatsApp e receba notícias em tempo real  CLIQUE AQUI
Notícias Relacionadas »
Comentários »
Araguaia Notícia  Publicidade 1200x90