Araguaia Notícia  Publicidade 1200x90
Araguaia Notícia  Publicidade 728x90
06/01/2023 às 17h37min - Atualizada em 06/01/2023 às 17h37min

Prefeitura realiza serviço de drenagem para diminuir pontos de alagamento em Barra do Garças

As principais causas apontadas por estudos são a falta de planejamento na criação de bairros, a aplicação de manilhas inadequadas e acúmulo de lixo doméstico em vias públicas

ARAGUAIA NOTÍCIA
Entulho nas ruas causando entupimento de bueiros aumentando pontos de alagamento
ARAGUAIA NOTÍCIA com Jessé Santos / SECOM-BG

A Prefeitura de Barra do Garças divulgou, nesta quarta-feira (4), o seu plano de ação para solucionar os alagamentos em pontos baixos da cidade, que ocorrem todos os anos. O projeto de drenagem realizou um diagnóstico das causas dos alagamentos e estabeleceu metas de curto, médio e longo prazo para solucionar o problema.

O prefeito da cidade, Dr. Adilson Gonçalves, explicou que ainda antes do início das chuvas, a equipe da prefeitura já estava mobilizada para conter os danos previstos para esse período, uma vez que o problema se arrasta por muitos anos. “Nós assumimos a responsabilidade de trabalhar na resolução desse problema, mas não com medidas paliativas, e sim com soluções definitivas”, destacou.

As principais causas apontadas pelo plano de drenagem são a falta de planejamento na criação de bairros, o crescimento desordenado da construção civil, a aplicação de manilhas com capacidade insuficiente de vazão para drenagem pluvial e o acúmulo de lixo doméstico em vias públicas, que causam entupimento dos canais de drenagem.

Desde o início das chuvas sazonais, o bairro Cristino Côrtes (incluindo as proximidades das lojas Havan) e as ruas Diplomata, Presidente Vargas e Olavo Bilac, no Nova Barra, têm apresentado estados críticos de alagamento.

Solução definitiva

Na região próxima às lojas Havan, a Prefeitura já possui um projeto de drenagem que irá dar a vazão correta e suficiente para o período de chuvas. Antes, porém, será realizada a troca de todo o sistema de drenagem do bairro Cristino Côrtes, onde vai desaguar os canais que se iniciam na avenida Ministro João Alberto. Em algumas ruas, a nova drenagem deve chegar a 15 metros de profundidade. 

O bairro Cristino Côrtes receberá um sistema de tubulação de alta vazão, substituindo as manilhas usadas atualmente e que não suportam o fluxo pluvial. O estudo destaca que a região é caracterizada pela represa do volume que desce pela encosta da Serra e por nascentes de água na baixada do bairro. 

Já o bairro Nova Barra, de acordo com o levantamento da prefeitura, apresenta similaridades com o bairro Cristino Côrtes, uma vez que o sistema de drenagem utiliza canais pequenos para o fluxo de água das chuvas. No entanto, há o agravante do excesso de lixo doméstico e entulhos, que entopem os canais de drenagem.

Em especial, a rua Diplomata, no Nova Barra, se encontra no ponto mais baixo da região, recebendo a água que escorre desde o bairro São José. Diante da necessidade de expansão da rede de drenagem, a prefeitura já acionou o jurídico do município para iniciar o processo de desapropriação de dois lotes que darão espaço para uma nova galeria pluvial, solucionando de maneira definitiva a situação. 

De acordo com o secretário de Transportes, Jorge Eduardo, outros pontos do bairro sofriam todos os anos com alagamentos e receberam a resolução por parte do poder público, como a rua Ouro e a rua Prata. “Nós apostamos na capacidade da população de compreender a complexidade do problema e de nos ajudar, não deixando tanto lixo nas calçadas e nas vias públicas”, finalizou.

Araguaia Notícia  Publicidade 790x90


Entre no grupo do Araguaia Notícia no WhatsApp e receba notícias em tempo real  CLIQUE AQUI
Notícias Relacionadas »
Comentários »
Araguaia Notícia  Publicidade 1200x90