Araguaia Notícia  Publicidade 728x90
23/11/2022 às 16h11min - Atualizada em 23/11/2022 às 16h11min

Semana Nacional de Doação de Sangue: UCT de Barra do Garças convida população para participar da campanha

Entre os dias 21 e 25, as doações serão previamente agendadas. Os tipos sanguíneos mais em falta atualmente são O+ e O-.

Araguaia Notícia
ARAGUAIA NOTÍCIA com Secom-BG

Nesta segunda-feira (21), a Unidade de Coleta e Transfusão (UCT) de Barra do Garças deu início às ações da Semana Nacional de Doação de Sangue. A semana de doação será do dia 21 ao dia 25 de novembro e, este ano, as doações serão previamente agendadas.

De acordo com a coordenadora da UCT, Nilvaci Rodrigues, o objetivo dos agendamentos é abastecer o banco de sangue do município evitando o desperdício de bolsas de sangue e os agendamentos devem ser realizados através do telefone (66) 3407-2756. “A validade de uma bolsa de sangue é de 35 dias. Se forem coletadas 50 bolsas em um mesmo dia, daqui 50 dias muitas bolsas podem exceder o prazo de validade, caso não haja um receptor”, explicou. 

Ainda segundo a coordenadora, os tipos sanguíneos mais em falta atualmente são O+ e, principalmente, O-, conhecido também como “doador universal''. A Semana do Doador contará com café da manhã reforçado e camisetas de brinde, feitas especialmente para os doadores de sangue.

O primeiro dia da semana contou com a presença do doador mais antigo do Banco de Sangue de Barra do Garças atualmente, o senhor Renato Reis, doador de sangue há mais de dez anos. “Eu vejo a doação como uma forma de ajudar quem precisa e isso me deixa muito feliz”, comentou Renato. 

Segundo o secretário de Saúde, Adilson Tavares, a UCT de Barra do Garças atende dez municípios da região e os interessados podem procurar o banco de sangue durante todo o ano, para auxiliar na reposição. “Doar sangue é um grande ato de amor e solidariedade e é muito importante incentivar mais esse hábito entre a população. Doar sangue é doar vida”, destacou. 

Para se tornar um doador, é preciso ter entre 16 e 69 anos, pesar igual ou superior a 51 quilos, estar bem alimentado e ter dormido, no mínimo, quatro horas e apresentar documento com foto e cartão do SUS. Aqueles com sintomas gripais, grávidas, mulheres no período pós gestação e ou amamentando estão temporariamente impedidos de doar sangue. 

Horários de atendimento da UCT: de segunda a sexta-feira, das 07h às 10h e das 13h às 16h. Para mais informações, entre em contato pelo telefone: (66) 3407-2756.

Araguaia Notícia  Publicidade 790x90


Entre no grupo do Araguaia Notícia no WhatsApp e receba notícias em tempo real  CLIQUE AQUI
Notícias Relacionadas »
Comentários »
Araguaia Notícia  Publicidade 1200x90