Araguaia Notícia  Publicidade 728x90
16/08/2022 às 19h37min - Atualizada em 16/08/2022 às 19h37min

Recenseadores do IBGE já começaram a visitar as residências em Pontal do Araguaia

Trabalho está sendo desenvolvido com auxílio da população e gestão municipal

Araguaia Notícia
Desde o dia 1º de agosto de 2022, a população brasileira passou a receber os recenseadores do Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE), que vão coletar informações para o Censo Demográfico 2022. O processo que durará em média três meses, tem por objetivo visitar todos os lares brasileiros, que de acordo com o próprio IBGE, chegam a 89 milhões de endereços.

Em Pontal do Araguaia não será diferente. Com um grupo preparado para realizar as entrevistas, os pesquisadores irão a todas as residências do município. De acordo com o coordenador do censo em Pontal do Araguaia, Ricardo Litran, os dados vão além de apenas conhecimento técnico, eles auxiliam no planejamento da gestão pública e muito mais.

“Para avaliação de mercado para possíveis empreendedores que investirão no município, para a legitimação de dados nas informações veiculadas pelas mídias, para o planejamento da gestão pública, para a própria população que pode se basear nos dados na hora de exercer seus direitos e deveres como cidadão, o censo é fundamental para a sociedade brasileira”, destacou Litran.

A supervisora, Rafaela Andrade destacou ainda quem são as pessoas que podem responder ao questionário e como eles podem ser preenchidos.

“Qualquer morador, acima de 12 anos, capaz de fornecer as informações, pode responder ao recenseador por todos os demais moradores daquele domicílio. Serão três as formas disponíveis para preencher os questionários: presencial, pela internet e por telefone. O cidadão poderá realizar ou agendar a entrevista presencial, marcar com o recenseador uma entrevista por telefone ou optar pelo autopreenchimento via internet”, revelou Rafaela.
Vale lembrar que, mesmo que a pessoa opte por preencher o questionário pela internet ou por telefone, o recenseador irá à casa do entrevistado entregar um código necessário para o preenchimento.

Como identificar um recenseador?
 
Os recenseadores estarão sempre uniformizados, com o colete do IBGE, boné do Censo, crachá de identificação e o Dispositivo Móvel de Coleta (DMC), um tipo de aparelho celular ou tablet. Além disso, é possível confirmar a identidade do agente do IBGE no site próprio instituto ou através do telefone 0800 721 8181. Estes também serão os portais para respostas via telefone e on-line.

Vale ressaltar que, todas as informações coletadas são confidenciais, protegidas por sigilo e usadas exclusivamente para fins estatísticos e todos os recenseadores têm o compromisso de sigilo.

Araguaia Notícia  Publicidade 790x90


Entre no grupo do Araguaia Notícia no WhatsApp e receba notícias em tempo real (CLIQUE AQUI)
Notícias Relacionadas »
Comentários »