Araguaia Notícia  Publicidade 728x90
11/08/2022 às 14h57min - Atualizada em 11/08/2022 às 14h57min

Araguaiana recebe a primeira fase do Projeto Circula Portal do Araguaia de Cultura

Araguaia Notícia com Assessoria
O município de Araguaiana foi o primeiro a receber do projeto cultural Circula Portal do Araguaia, que vai desenvolver ações também em Araguainha, Barra do Garças, General Carneiro, Novo São Joaquim, Pontal do Araguaia, Ponte Branca, Ribeirãozinho e Torixoréu, todos formadores do Consórcio Intermunicipal de Desenvolvimento Econômico, Social e Ambiental do Portal do Araguaia, que é a entidade autora e executora do projeto, com a parceria do Mutirum Instituto da Cultura.

A primeira fase do projeto cultural Circula Portal do Araguaia em Araguaiana teve início nesta quarta-feira (10.08). “Para, nós moradores de Araguaiana, para nós gestores, enfim, a população geral, é um projeto de grande escala que vai fomentar de uma forma direta a produção cultural, a questão da economia, e despertar ainda mais esse incentivo que a secretaria de cultura, junto com a prefeitura, está dando para a população, o que para nós é muito novo, muito recente”, afirmou o Wcleverson Batista, secretário de Cultura e Esporte de Araguaiana.

“Isso a gente se dá graças ao investimento que o governador Mauro Mendes tem feito para a cultura, o nosso ex-secretário Beto Dois a Um e o nosso eterno secretário de cultura, o trabalho que foi executado, essa redistribuição das rendas para os municípios menores”, acrescentou o secretário. “O projeto Circula Portal do Araguaia vem mais do que nunca abrilhantar essa nossa proposta, esse nosso ideal que é de fomentar a cultura dentro do nosso município”, complementou.

“Tivemos uma reunião produtiva. É grande a importância do projeto Circula Portal do Araguaia, em nossa cidade Araguaiana, com os tópicos: pesquisa, mapeamento, organização, formação, circulação, difusão da cultura. Um projeto grandioso, valoroso para nosso município, onde se trata de cultura econômica, valorização da cultura, gerador de emprego e renda para o cidadão”, pontuou a vereadora Leidmar Ana de Oliveira (PP), uma apoiadora da cultura local. “Quando falamos de cultura, eu lembro do Beto Dois a Um, onde em 2021 eu tive o prazer de conhecê-lo em seu gabinete, onde fui bem recebida com projetos culturais na mão em prol do nosso município de Araguaiana”, emendou.

As ações

O projeto cultural Circula Portal do Araguaia vai desenvolver ações articuladas de pesquisa, mapeamento, organização, formação, circulação e difusão da cultura nos municípios, visando a integração municipal e a padronização dos procedimentos legislativos e jurídicos, estimulando a cadeia produtiva da cultura e o desenvolvimento socio econômico de artistas, produtores culturais e comunidade o projeto contribui para o fortalecimento daspolíticas públicas de cultura em nível regional, estadual e nacional, capacita para a elaboração deprojetos com identidade local e alcance global visando à captação de recursos humanos, financeiros emateriais, fortalecendo a economia criativa, criando oportunidades, produzindo riquezas e distribuindorendas, estimulando a cadeia produtiva da cultura e a transversalidade entre as políticas de educação, meioambiente, turismo e esporte e lazer, fortalecendo as políticas do consórcio e contribuindo para melhorar os indicativos e os índices de desenvolvimento humano daregião do Portal do Araguaia.

Essas cidades têm em comum a identificação pelos valores humanísticos, voltados para a educação, meio ambiente, cultura, turismo, esporte e lazer quevocacionam a sua vida política e social para atividades que se manifestam por meio da tradição, daconvivência com recursos naturais, do talento e da criatividade da sua gente.

O consórcio reúne cidades com variedade e diversidade de expressões e manifestações culturais, tendo como referência máxima os rios Garças e Araguaia que guardam em suas ancestralidades incontáveis lendas, histórias, valores e vidanatural, que valoriza a presença humana e estimula o convívio harmônico e respeitoso. O cerrado, ospioneiros, as primeiras explorações minerais, o comércio, a agricultura e a pecuária, os territórios indígenas,tudo contribui para reforçar a diversidade e a transversalidade de manifestações que formam as identidadesdeste lugar.

Este projeto vai mapear as identidades e manifestações culturais dessa região e oferecer instrumentos para a proteção, preservação e difusão, estimulando a organização, profissionalizaçãoe qualificação dos agentes e protagonistas do setor criativo e propiciando um ambiente amigável epromissor de consolidação desta atividade como fonte de crescimento político, econômico e social,sustentável e permanente.

Desta forma, as cidades irmãs se posicionam como centro irradiador de cultura,atraindo a atenção para a agenda humanística e estimulando as atividades da economia criativa, gerandoriquezas e distribuindo rendas.

Com a realização do projeto espera-se resolver o problema da desorganização e falta de integração regional, oferecendo ao público alvo os benefícios da organização e padronização dos procedimentos, sendo possível refletir sobre ações integradas tendo como resultado concreto o plano plurianual de cultura,  integrado entre as cidades do Consórcio, possibilitando ações conjuntas, como, por exemplo, um calendário articulado e integrado de eventos culturais regionais.

Araguaia Notícia  Publicidade 790x90


Entre no grupo do Araguaia Notícia no WhatsApp e receba notícias em tempo real  CLIQUE AQUI
Notícias Relacionadas »
Comentários »
Araguaia Notícia  Publicidade 1200x90