Araguaia Notícia  Publicidade 728x90
11/08/2022 às 06h46min - Atualizada em 11/08/2022 às 06h46min

Prefeitura de General Carneiro auxilia na formação de brigadistas indígenas para combater incêndios florestais

Xavantes e bororos receberam treinamento, orientações para atuarem durante o período de seca contra os focos de queimadas

Araguaia Notícia
O Bom da Notícia
ARAGUAIA NOTÍCIA


O Instituto Kurâdomôdo Cultura Sustentável concluiu a Capacitação e Estruturação de Brigadas Indígenas Xavante e Boe Bororo, neste domingo (07). O curso implementado com recursos do Programa REM MT, contou com treinamento físico indígena, aulas teóricas e práticas de combate aos incêndios florestais. A formação começou na quarta-feira e aplicou uma carga horária total de 50h. A capacitação teve o apoio da Prefeitura Municipal de General Carneiro, com a cessão da Escola Municipal São Joao Batista.

Os candidatos da Etnia Bororo, Terra indígena Meruri, localizada nos municípios de Barra do Garças e General Carneiro foram recrutados por meio de processo seletivo. Ao todo, 18 indígenas participaram do curso de formação e um indígena como ouvinte, sendo que 16 alcançaram a nota necessária para a formação. O curso foi realizado no laboratório de informática da Escola Municipal São João Batista, em General Carneiro.

A diretora do Instituto Kurâdomôdo, Cleide Arruda, conta que durante os cinco dias de formação os indígenas participaram de aulas teóricas ministradas com a parceria do Consultor em Proteção Contra Incêndios Florestais, Paulo André Silva Barroso, com o tema EPI Florestal; treinamento físico indígena (TFI), com aulas ministradas pelo educador físico Roberval Elizaldo; aulas práticas de montagem, operação, transporte e uso material motomecanizado para MIF e Combate a incêndio florestal (CIF), e também em ações como o uso do fogo em combate a incêndios florestais, corte de arvore e uso de motosserra, uso de material de sapa e roçadeira, abafador, bomba costal e soprador costal; teoria e prática de primeiros socorros, e uso de aplicativos gratuitos para uso em MIF e CIF, que os alunos baixaram e aprenderam a operar.

Foram realizadas também a sessões de cinema, onde foram projetados filmes sobre manejo integrado do fogo (MIF), produzidos pelo ICMBio e PREVFOGO e o filme CIF: ‘SOMENTE OS BRAVOS’. Foi discutida a importância e a elaboração do Plano de Proteção Contra Incêndios Florestais (PPCIF) para a TI Meruri, e também foi feita a montagem e operação da carretinha para CIF com 1000 litros de água e motobomba.

“Na oportunidade entregamos o veículo, carretinha e todos os ECIF, bem como os manuais e documentos (POPs, mementos, ficha de controle de veículo) que serão utilizados pela brigada, ao Cacique OSMAR da TI MERURI”, destacou Cleide Arruda.

 

Araguaia Notícia  Publicidade 790x90


Entre no grupo do Araguaia Notícia no WhatsApp e receba notícias em tempo real  CLIQUE AQUI
Notícias Relacionadas »
Comentários »
Araguaia Notícia  Publicidade 1200x90