Araguaia Notícia  Publicidade 728x90
21/07/2022 às 07h56min - Atualizada em 21/07/2022 às 07h56min

Donos de jetski estão retirando escapamento no Rio Araguaia afetando passarinhos e pequenos animais com o barulho

O alerta surgiu com moradores dos rios Garças e Araguaia que pedem fiscalização para coibir essa irregularidade

Araguaia Notícia
Foto ilustrativa do uso de jetski
Não é de hoje que surgem reclamações durante a temporada de praia, na região de Barra do Garças-MT, com relação aos donos de jetski. As reclamações vão desde manobras radicais próximo a praia e agora surgiu mais um problema, a retirada do escapamento das 'motonáuticas'.

É que alguns donos de jetski estão retirando o escapamento e com isso causando mal-estar a turistas por causa do barulho e também um crime ambiental pois vem afugentando passarinhos e pequenos animais, que ficavam na margem dos rios.

Um morador muito conhecido (que pediu para não ser identificado), da margem do rio Garças, disse que era comum pequenos animais e até mesmo algumas aves chegarem no quintal da casa dele, todavia com o barulho dos jetski, estes animais sumiram. “Nós tínhamos uma Garça que visitava sempre a gente, vinha comer e ficava por aqui por horas. Ultimamente ela sumiu com medo do barulho fato que acontece também com outros animais”, frisou.

O morador explica que alguns donos de jetski tiram o escapamento apenas com intuito de ‘aparecer’, ou seja fazer barulho e chamar atenção das pessoas nas praias, porém essa atitude causa crime ambiental e deveria ser fiscalizado pelas autoridades. Aliás sem escapamento, o jetski faz mais barulho do que uma moto e se torna insuportável afetando também passarinhos e pequenos animais da margem dos rios.

Normalmente quem fiscaliza embarcações é a capitania dos portos (Marinha do Brasil) que tem sede em São Felix do Araguaia-MT, porém deveria manter uma unidade em Barra do Garças aonde o fluxo de embarcações é maior. O site Araguaia Notícia repassou essa situação para os órgãos de fiscalização como a prefeitura de Barra do Garças com objetivo de tomar providencias e pedimos a compreensão dos proprietários de jetski.

As manobras de jetski e barcos perto das praias oferecem risco a turistas na temporada de férias e essa situação deveria ser melhor fiscalizada principalmente na temporada de praia.
 

Araguaia Notícia  Publicidade 790x90


Entre no grupo do Araguaia Notícia no WhatsApp e receba notícias em tempo real  CLIQUE AQUI
Notícias Relacionadas »
Comentários »
Araguaia Notícia  Publicidade 1200x90