Araguaia Notícia  Publicidade 728x90
08/07/2022 às 13h49min - Atualizada em 08/07/2022 às 13h49min

Grupo Cathedral construirá a maior Usina de Energia Solar de Barra do Garças e uma das maiores do Vale do Araguaia

Araguaia Notícia
Araguaia Notícia com Assessoria

O Grupo Educacional UniCathedral iniciará a construção da maior Usina de Energia Solar de Barra do Garças-MT e uma das maiores do Vale do Araguaia, contribuindo assim positivamente com o crescimento do setor na cidade e na região.

Ao todo, a usina projetada contará inicialmente com 552 painéis de 540w , que cobrirão uma superfície de cerca de 1566m² (mais de um quilômetro e meio de placas), com a capacidade de gerar mais de 40 mil kw/h, sendo que a capacidade poderá ser expandida futuramente em caso de demanda.

A Usina Solar (ou Usina de Energia Solar Fotovoltaica) é um complexo repleto de placas solares com capacidade de gerar energia elétrica por meio da luz do sol. A energia é gerada em altas voltagens para fins de distribuição. É uma alternativa altamente vantajosa e sustentável para o país suprir a sua demanda de consumo, por evitar a emissão de milhões de toneladas de CO2 na geração de eletricidade.

Segundo os dados da Agência Nacional de Energia Elétrica (ANEEL), do ano de 2021, o Brasil foi o 4º país que mais cresceu no ano. Ocupando a 4ª posição no ranking mundial de crescimento da energia solar no último ano, ficando atrás apenas da China, Estados Unidos e Índia.

O Grupo Educacional UniCathedral sempre esteve preocupado em desempenhar o seu papel de responsabilidade social e ambiental, tendo o seu nome e suas práticas associadas a questões renováveis, sustentáveis e alternativas, e agora mostra uma vez mais sua força empresarial e anuncia mais esta novidade positiva para Barra do Garças e região. Investirá em um sistema de geração de energia solar de primeira linha, com equipamentos modernos e de ponta, sendo que a Usina em construção produzirá 100% do consumo de energia elétrica do Grupo UniCathedral (Colégio e Ensino Superior) e ainda gerará um excedente de energia, que será comercializado (vendido) para a rede, se transformando assim também em mais um negócio rentável para o grupo empresarial Cathedral, que doravante passará a ser também “Produtor de Energia” perante o sistema elétrico nacional.

O Mantenedor e Reitor do Grupo UniCathedral, Dr. Sandro Saggin, se mostrou muito entusiasmado e feliz com o início das obras: “Com imensa satisfação e alegria, estamos executando esta obra que será benéfica para toda a comunidade, com energia sustentável e limpa, que representa o futuro da humanidade. Demonstrando assim também o vigor e a força do grupo empresarial do grupo Cathedral que está investindo mais de dois (02) milhões de reais nessa geração de energia renovável, que marcará um novo tempo para a instituição”, finalizou Sandro.
Sobre os parceiros envolvidos no projeto

A empresa responsável pela construção da Usina é a Planel Engenharia e Serviços Elétricos, empresa tradicional, genuinamente barragarcense, fundada em 1996 pelo Engenheiro Eletricista Maurício Morbeck e com sua sede em Barra do Garças-MT, que foi criada para atender as necessidades da região Araguaia.

O Engenheiro responsável pela empresa construtora Planel, comentou acerca da escolha da empresa para ser a executora das obras: “Os consumidores estão cada vez mais exigentes que empresas tenham práticas sustentáveis, nos âmbitos social e ambiental. Investir em energia renovável, notadamente energia solar, contém certo valor estratégico para o fortalecimento da marca junto ao público alvo, clientes e futuros clientes.", ressaltou Maurício Morbeck.

O projeto contará também com a parceria financeira do Sistema de Crédito Cooperativo Sicredi Araxingu, que aportará parte dos recursos financeiros a serem utilizados para essa construção de grande porte, incentivando assim também o fortalecimento da produção de energia solar no Vale do Araguaia.

Araguaia Notícia  Publicidade 790x90


Entre no grupo do Araguaia Notícia no WhatsApp e receba notícias em tempo real  CLIQUE AQUI
Notícias Relacionadas »
Comentários »
Araguaia Notícia  Publicidade 1200x90