Araguaia Notícia  Publicidade 728x90
01/07/2022 às 06h52min - Atualizada em 01/07/2022 às 06h52min

Barra do Garças sobe no Ranking de Qualidade da Informação Contábil do Tesouro Nacional

O ranking representa um aumento da confiabilidade e da transparência do município, que passa da colocação D para C.

Araguaia Notícia
Araguaia Notícia com Vinicius Ribeiro / SECOM-BG

A Prefeitura de Barra do Garças divulgou nesta quarta-feira (29), sua nova classificação no ranking de transparência contábil do Tesouro Nacional. O município deixou a posição ‘D’ e agora se encontra na classificação ‘C’, indicando uma melhora significativa na consistência e na qualidade das informações enviadas ao Sistema de Informações Contábeis e Fiscais do Setor Público (Siconfi). 

O ranking visa indicar e classificar as informações fiscais e contábeis disponibilizadas pelo município para fins de transparência e acesso à informação. Para calcular, o ranking utiliza o percentual de acertos das entidades nas verificações que são realizadas. A consistência dos dados fiscais e contábeis da capacidade de pagamento (Capag) do município também são considerados como critério de avaliação no ranking.

O CAPAG, também está relacionado com a elevação da classificação de Barra do Garças em outro ranking do Tesouro Nacional, no qual o município atingiu a colocação A como bom pagador - indicando a saúde fiscal da administração municipal.

O Secretário de Finanças, Fábio Tadeu, abordou como a classificação pode beneficiar Barra do Garças. “A nova classificação no ranking do Tesouro Nacional, traz como benefício o aumento da confiabilidade, da qualidade e transparência das informações contábeis, financeiras e de estatística fiscais produzidas pelo município de Barra do Garças”, destacou o secretário. 

Fábio frisou ainda que o ranking representa uma importante ferramenta para ampliar a transparência da gestão pública. “é uma forma de modernizar as práticas contábeis internas e auxiliar os gestores nas tomadas de decisões, estimulando o exercício da cidadania por meio do controle social”, disse.

Araguaia Notícia  Publicidade 790x90


Entre no grupo do Araguaia Notícia no WhatsApp e receba notícias em tempo real (CLIQUE AQUI)
Notícias Relacionadas »
Comentários »