Araguaia Notícia  Publicidade 728x90
27/06/2022 às 15h28min - Atualizada em 27/06/2022 às 15h28min

Vereadores realizam sessão solene para homenagear personalidades de Barra do Garças VEJA VÍDEO

Deógenes Nogueira / Assessoria CMBG


No dia 22 de Junho de 2022 foi realizada a Sessão Solene da Câmara Municipal de Barra do Garças para a entrega do título de Cidadania Barra-garcenses para ilustres personalidades que figuram na história da cidade.

A sessão aconteceu ao som da banda da Polícia Civil de Barra do Garças, que tocou o Hino Nacional, e da dupla de compositores do Hino de Barra do Garças, Eudes e Candinho.Uma das agraciadas foi a Sra. Marguerita Detomas, jornalista, diretora de cinema e pesquisadora, é natural da Itália e chegou a Barra do Garças em 1996 com o objetivo de acompanhar o então pesquisador britânico Timmoty Paterson, sobrinho neto do célebre Coronel Fawcet.Logo se tornou a principal responsável pela condução das pesquisas sobre assuntos místicos e ufológicos na região de Barra do Garças como a Serra do Roncador.

A pesquisadora esteve recentemente na cidade  para participar do II Congresso Mato-grossense de Ufologia e Parapsicologia, com o seu livro “Città Invisibili” (Cidades invisíveis), ainda sem tradução no Brasil. 

Uma de suas pesquisas revelou a semelhança dos registros arqueológicos da Pedra S.S. Arraya em Barra do Garças e uma Pedra na Ilha da Sardenha na Itália.

Em seu discurso de agradecimento, Marguerita agradeceu o reconhecimento da cidade de Barra do Garças, que é uma cidade que lhe é muito querida. Marguerita ressaltou seu sentimento de pertencimento à cidade que é cenário de sua aventura ítalo-brasileira.

O Sr. Fernando Gonçalves Brandão que é natural da Cidade de Goiânia - GO. É filho do comerciante Rosângelo Pinto Brandão, popularmente conhecido por Pixinguinha e da professora Maria Rosa Gonçalves Brandão. Professora Rosa, personalidades marcantes da região.

O homenageado chegou à Cidade de Barra do Garças, no ano de 1985 e, aos 17 anos, passou, entre os primeiros colocados para o concorrido concurso da Escola de Especialistas de Aeronáutica e ingressou na Força Aérea Brasileira. Em sua brilhante carreira militar, serviu nas cidades de Guaratinguetá-SP. Cuiabá-MT, Belo Horizonte MG, São José dos Campos-SP, Brasília-DF e no território do Saara Ocidental, na África. 

Além disso, é formado em matemática pela Universidade Federal do Mato Grosso, possui MBA em gestão de pessoas e processos, pela Pontifícia Universidade Católica de Minas Gerais, MBA em gestão pública e emprego da força aérea, pela universidade da força aérea no Rio de Janeiro e mestrado pelo Instituto Nacional de Pesquisas Espaciais em São José dos Campos-SP. 

Nos anos de 2019 e 2020, até o início da pandemia, serviu no deserto e contribuiu para a manutenção da paz mundial, ao lado de militares e civis de mais de 50 países, tendo sido condecorado duas vezes com a medalha da paz da ONU pelos seus excelentes serviços prestados. 

Atualmente, serve no comando de operações aeroespaciais em Brasília. Em seu discurso de agradecimento, ressaltou estar se sentindo honrado em receber essa homenagem, uma vez que já se sente um filho da cidade de Barra do Garças.

Já o Sr. Élcio Mendez Da Silva é funcionário público há 28 anos e empresário na área de promoção de eventos. Atualmente está como Secretário Adjunto de Planejamento, Coordenador de Convênios, Ouvidor Geral do Município e segundo suplente de Vereador da Câmara Municipal de Barra do Garças. 

Dentre suas contribuições para a cidade, trabalhou no evento Miss Barra do Garças e outros eventos, além de relevantes contribuições na política local.

Outro agraciado foi João Vicente De Freitas Neto, também conhecido como Bigorna, que veio para região em 1978, trabalhando como agricultor na propriedade da família. 

A Sra. Marly Augusta Lopes de Magalhães, é graduada em Letras e Literaturas em Língua Portuguesa, pela Universidade Federal de Mato Grosso, com especialização em em Didática e Mestrado em Linguística.

Em sua brilhante trajetória de quarenta e oito anos, dedicou-se ao ensino-aprendizagem na cidade de Barra do Garças. Em seu discurso de agradecimento, fez especial menção aos seus alunos com quem, segundo a professora, aprendeu muito.

A Sra. Maria Machado tem 83 anos e 05 filhos que criou com dificuldade. É uma mulher de fé, atuante na igreja e junto à população indígena de nossa Cidade. Além disso, desenvolveu diversos projetos voltados para as crianças.

O Sr. Benjamin Elias de Bastos chegou na região de Barra do Garças aos 15 anos de idade por tratamento de saúde. Em 1984, ingressou nas forças de segurança, a Polícia Civil. Por sua história de vida e por sua contribuição à Polícia Civil e a essa cidade, foi homenageado pela Câmara Municipal.

Araguaia Notícia  Publicidade 790x90


Entre no grupo do Araguaia Notícia no WhatsApp e receba notícias em tempo real (CLIQUE AQUI)
Notícias Relacionadas »
Comentários »