23/06/2022 às 15h23min - Atualizada em 23/06/2022 às 15h23min

Com estoque em baixa, Banco de Sangue de Barra do Garças convoca população para doação

Doadores voluntários devem comparecer à Unidade de Coleta e Transfusão, anexo ao Hospital Municipal.

Araguaia Notícia
Araguaia Notícia com Grazi Godwin / SECOM-BG 

A Unidade de Coleta e Transfusão do Hospital Municipal Milton Pessoa Morbeck, informa que o banco de sangue está com estoque reduzido, e necessita do apoio da população para salvar vidas. A UCT de Barra do Garças  é responsável por fornecer hemocomponentes para pacientes de oito municípios da região.

A Secretaria de Saúde convida toda a população de Barra do Garças e cidades vizinhas para serem doadores voluntários. Os tipos sanguíneos em falta são: B-, A+, A-, mas principalmente a tipagem O-, que possibilita a doação para todos os tipos de sangue existentes. 

A coordenadora da UCT, Nilvaci Rodrigues, afirma que na falta de um  tipo sanguíneo específico para o paciente em estado grave, como uma hemorragia gástrica, por exemplo, o sangue é requerido em Cuiabá ou em outra cidade próxima.  Por conta disso, a coordenadora ressalta porque é muito importante o papel dos doadores na cidade.

“Em um momento de emergência, nós queremos ao máximo amenizar e acabar com a dor de tal paciente. Quando não temos o sangue que a pessoa precisa, temos que nos desdobrar até encontrá-lo em algum hospital de outra cidade. É por este motivo que a doação de sangue é tão importante e necessária”, conclui.  

Para realizar a doação de sangue, basta comparecer a Unidade de Coleta e Transfusão anexa ao Hospital Milton Morbeck, munido de documento oficial com foto em mãos e cartão do SUS. Os doadores precisam ter idade entre 16 e 69 anos (menores de 18 anos devem estar acompanhados pelo responsável), com peso igual ou superior a 51kg. É importante estar bem alimentado e ter dormido, no mínimo, por 4h. 

Horários de atendimentos: de segunda a sexta-feira, das 07h00 às 10h00 e das 13h00 às 16h00. Mais informações pelo telefone: (66) 3401-2756.

Cliqui aqui para entrar no grupo Araguaia Notícia do WhatsApp

Clique aqui para entrar no grupo Araguaia Notícia do Telegram 
 
 
Notícias Relacionadas »
Comentários »