Araguaia Notícia  Publicidade 728x90
07/06/2022 às 07h19min - Atualizada em 07/06/2022 às 07h19min

Balsas são queimadas em operação que desmontou garimpo ilegal em MT

G1 MT 
ARAGUAIA NOTÍCIA


Uma operação da Polícia Civil investiga um esquema de garimpo ilegal de ouro na cidade de Nova Guarita, a 667 km de Cuiabá. A região fica dentro da Amazônia Legal, em uma Área de Preservação Permanente (APP). Três balsas foram incendiadas pelos fiscais do meio ambiente durante a operação. As embarcações ficavam atracadas ao longo do córrego Batistão, utilizando bombas de sucção para extração ilegal de minérios.

Além do garimpo, também foi identificado o desmatamento ilegal, gerando degradação ao meio ambiente, poluição do solo e da água. Conforme os fiscais, cerca de 80% do município foi desmatado em função do comércio de madeira e plantação de pastos. A Delegacia Especializada do Meio Ambiente começou as investigações após denúncias anônimas terem sido recebidas por meio do Disque Denúncia 197.

As ações de inteligência da Polícia Civil em parceria com a Delegacia de Polícia de Guarantã do Norte e Diretoria de Inteligência, duraram cerca de 90 dias. As investigações apontaram que na região ocorria a prática de delito ambiental, sendo constatado que pessoas faziam a exploração ilegal do solo, utilizando balsas.

Durante a operação, foram realizadas busca e apreensões que resultaram na apreensão de armas de fogo e munições; substâncias análogas ao produto químico mercúrio que eram jogados no rio; cuias para limpeza de ouro; quatro balanças de precisão; embalagens com descrições que remetem ao comércio ilegal e clandestino de ouro; motosserra e redes utilizadas para pesca predatória.

CLIQUE AQUI  e entre no grupo de whatsApp do ARAGUAIA NOTÍCIA e receba informações em tempo real

CLIQUE AQUI e entre no grupo do telegram do ARAGUAIA NOTÍCIA e receba informações em tempo real
 

 

Araguaia Notícia  Publicidade 790x90


Entre no grupo do Araguaia Notícia no WhatsApp e receba notícias em tempo real  CLIQUE AQUI
Notícias Relacionadas »
Comentários »
Araguaia Notícia  Publicidade 1200x90