Araguaia Notícia  Publicidade 728x90
27/11/2011 às 23h02min - Atualizada em 27/11/2011 às 23h02min

Sema vai inaugurar central para coleta seletiva de lixo

Secom-MT
Ednilson Aguiar / Secom MT

A Secretaria de Estado do Meio Ambiente (Sema) por meio da coordenadoria de Gestão de Resíduos Sólidos, da Superintendência Infra-Estrutura, Mineração, Indústria e Serviços (CGRS/SUIMIS) e o Fórum Mato-grossense “Lixo e Cidadania”, inauguram no próximo dia 05 de dezembro, às 17 horas, a Central de Coleta Seletiva do órgão.

 

A Central vai funcionar no anexo da secretaria, inaugurado no final do ano passado pelo governador Silval Barbosa, e será utilizada para o recolhimento dos materiais que são possíveis de serem reciclados, separando-os já na fonte geradora.

A coordenadora de Gestão de Resíduos Sólidos, Solange Cruz explicou que a separação na fonte evita a contaminação dos materiais reaproveitáveis, aumentando o valor agregado desses materiais e, diminuindo os custos de reciclagem.

“A coleta seletiva e a reciclagem de resíduos são soluções ambientalmente corretas porque permitem a redução do volume de lixo para disposição final e menor utilização de recursos naturais. O fundamento da coleta seletiva é a separação dos materiais recicláveis (papéis, vidros, plásticos e metais) do restante do lixo”, explicou.

Na Central de Coleta Seletiva da Sema serão instalados containers para o recebimento dos materiais recicláveis produzidos pela secretaria, balança e prensa. Serão recolhidos além de papéis, plasticos, vidros também lâmpadas e outros produtos considerados perigosos.

“Um dia na semana catadores de materiais reciclados das cooperativas e associações virão à Sema fazer a triagem e preparar esse material para comercialização. Com essa iniciativa estamos atendendo os decretos, estadual e federal (respectivamente 572/11 e 5940/06), que determina aos órgãos públicos a implantação da coleta seletiva solidária”, explicou a técnica da Sema e coordenadora executiva do Fórum "Lixo e Cidadania", Terezinha Rodrigues da Silva.

SAIBA MAIS - Reciclar significa repetir um ciclo. E, para compreendermos a importância da reciclagem, é importante conceituar o lixo, que quando descartado de forma correta, se transforma em matéria-prima.

A reciclagem surgiu como uma maneira de inserir no sistema uma parte da matéria que se tornaria lixo e, consequentemente, contribuiria para a poluição do planeta. Ao serem coletados, separados e processados, para serem utilizados como matéria-prima na manufatura de outros materiais estamos poupando a natureza.

“Reciclar contribui para a redução da poluição do solo, da água e do ar, melhora qualidade de vida da população e contribui para manter a cidade limpa, aumenta a vida útil dos aterros sanitários, gera empregos, entre outras vantagens”, salientou Solange Cruz, ao lembrar que praticamente, todos os materiais podem ser reciclados.

Confira aqui as cores padronizadas das latas utilizadas na coleta seletiva: azul para papel e papelão; amarelo para o metal; verde para o vidro; vermelho para plático; marrom para resíduos organicos; laranja para resíduos perigosos; preto para madeira; cinza para resíduos gerais não recicláveis ou misturados, ou contaminado não passível de separação; roxo para resíduos radioativos e branco para resíduos ambulatoriais e de serviço de saúde.

SERVIÇO

Inauguração da Central de Coleta Seletiva da Sema

Dia: 05.12

Hora: 17:00 horas

Local: Anexo da Secretaria de Estado do Meio Ambiente (Sema)

Araguaia Notícia  Publicidade 790x90


Entre no grupo do Araguaia Notícia no WhatsApp e receba notícias em tempo real  CLIQUE AQUI
Notícias Relacionadas »
Comentários »
Araguaia Notícia  Publicidade 1200x90