Araguaia Notícia  Publicidade 1200x90
Araguaia Notícia  Publicidade 728x90
27/05/2022 às 13h46min - Atualizada em 27/05/2022 às 13h46min

Programa Centelha do Governo de MT é apresentado aos vereadores de Barra do Garças

Araguaia Notícia
Foi realizada, na noite de segunda-feira (23/5), mais uma Sessão Ordinária da Câmara de Vereadores de Barra do Garças. Na ocasião, o agente de inovação da Fundação de Amparo à Pesquisa de Mato Grosso (FAPEMAT), Márcio Chagas, apresentou o Programa Centelha, do Governo Estadual, em parceria com o Ministério da Ciência, Tecnologia e Inovações, juntamente com a Fundação de Apoio à Pesquisa, Ensino e Extensão (FUNEP), que tem o objetivo de incentivar o empreendedorismo inovador.

“Você, que tem aí uma ideia inovadora para resolver um problema da sociedade hoje e quer tirá-la do papel, a hora é agora”, frisou Márcio Chagas, agente de inovação da FAPEMAT.

Para mais informações sobre o Programa Centelha, acesse: https://programacentelha.com.br/mt/.

Na oportunidade foram realizados os primeiros testes de implantação do Sistema de Apoio ao Processo Legislativo (SAPL), que faz parte de um conjunto de mecanismos para a modernização do processo legislativo brasileiro.

O presidente da Câmara, Pedro Filho (PSD), aproveitou para contar um pouco sobre a novidade, que pretende dinamizar a rotina da Casa de Leis do Município: “todas as matérias serão votadas e mostradas ao vivo, como é feito hoje. Todas as sessões podem ser acompanhadas pelo Facebook, YouTube e Instagram da Câmara, de modo que aqueles que não puderem vir até o Plenário da Câmara Municipal, também vão poder, de longe, estar acompanhando”.

O sistema foi desenvolvido e disponibilizado para câmaras municipais, sem custos financeiros, pelo Programa Interlegis, do Senado Federal, e visa simplificar a atividade dos parlamentares e servidores, além de contribuir com o processo de integração e transparência da casa.

“Quando o sistema estiver rodando cem por cento, a população conseguirá ter acesso à pauta, antes mesmo da sessão iniciar. Será possível acompanhar os projetos, as tramitações e, assim, a gente consegue dar mais transparência para à sociedade”, ressaltou o servidor Thiago Nogueira, responsável pela implementação do SAPL na Câmara Municipal de Barra do Garças.

O Programa Interlegis traz mais essa inovação, apresentando soluções ao unificar o SAPL com ferramentas disponíveis para videoconferência, o que tornou o aplicativo um robusto sistema que permite a realização de sessões plenárias remotas. “A gente vai conseguir também que o vereador, se estiver em viagem ou por algum motivo não puder comparecer, ele consiga votar do local que estiver, logicamente participando da sessão online”, complementou o servidor Thiago Nogueira.

Além de auxiliar no processo de modernização, integração e transparência do legislativo, a implantação do sistema ainda prevê o desenvolvimento de ações sustentáveis, de modo que dinamiza os processos, as tramitações das matérias e torna as atividades digitais, reduzindo, significativamente, a necessidade de utilização de papéis para a realização do processo legislativo e melhorando o atendimento da população.

Em entrevista para TV Câmara, o vereador Secreta Bike (PSB) comentou brevemente sobre a referida Sessão e também destacou algumas de suas últimas ações, realizadas em prol da população de Barra do Garças.

“Sessão importante para o município de Barra do Garças, onde tivemos várias indicações. Nessa oportunidade, pudemos indicar duas moções de aplausos para pessoas que estão fazendo um trabalho muito bom em Barra do Garças e a gente tem que valorizar a sociedade, o pessoal que presta um trabalho bacana no município”, destacou o vereador Secreta Bike.




CLIQUE AQUI  e entre no grupo de whatsApp do ARAGUAIA NOTÍCIA e receba informações em tempo real

CLIQUE AQUI e entre no grupo do telegram do ARAGUAIA NOTÍCIA e receba informações em tempo real
 
 
 

Araguaia Notícia  Publicidade 790x90


Entre no grupo do Araguaia Notícia no WhatsApp e receba notícias em tempo real (CLIQUE AQUI)
Notícias Relacionadas »
Comentários »