Araguaia Notícia  Publicidade 728x90
10/05/2022 às 07h29min - Atualizada em 10/05/2022 às 07h29min

Rede de Frente realiza capacitação para profissionais da saúde na Câmara de Barra do Garças

Araguaia Notícia com Ascom-CMBG

Na semana do mês de Abril, a associação Rede de Enfrentamento à Violência Doméstica Contra a Mulher (Rede de Frente) realizou um curso voltado para a capacitação de Agentes de Saúde e Servidores da Assistência Social dos municípios de Barra do Garças - MT e Pontal do Araguaia - MT, no Plenário da Câmara Municipal. A capacitação também foi transmitida ao vivo pelo canal do YouTube da Rede de Frente.

A Rede de Frente é uma organização sem vínculo institucional definido, pois conta com diversos parceiros e configura-se como uma composição de atores que se articulam com o propósito de enfrentar a violência doméstica no município de Barra do Garças e no seu município vizinho, Pontal do Araguaia.

As atividades da Rede tiveram início no mês de maio de 2013, possibilitando o atendimento às vítimas, filhos, autores da agressão e demais familiares envolvidos na situação de violência, além de realizar várias ações com o objetivo de reduzir a criminalidade e garantir a implementação de política de proteção às vítimas e diversas outras atividades de articulação voltadas para esta problemática social.

Com o apoio da Câmara Municipal de Barra do Garças e demais parceiros da Rede de Frente, a capacitação teve duração de dois dias, 27 e 28 de abril, e contou com uma diversidade temática referente aos ciclos e mecanismos de combate à violência doméstica, à atuação da Rede, bem como ao atendimento e acolhimento dos profissionais de saúde às vítimas desta violência.

A psicóloga da Secretaria Municipal de Assistência Social de Pontal do Araguaia e presidente da associação Rede de Frente, Ana Paula Fernandes, ressaltou que “a Rede de Frente teve início em 2013, numa iniciativa da Defensoria [Pública do Estado de Mato Grosso], do Ministério Público e também [Ministério] da Justiça. Desde então, a gente vem ano a ano tentando nos aprimorar, trazer ações de sensibilização social, ações onde a lei seja aplicada da forma mais célebre possível”.

Além dos profissionais da saúde dos municípios de Barra do Garças e Pontal do Araguaia, o curso de capacitação também foi ofertado para os servidores da saúde do município de Araguaiana - MT e do município de General Carneiro - MT.

Ao longo da formação realizada no Plenário da Câmara Municipal, foi apresentado o projeto de atuação da Rede de Frente e foram trabalhados os seguintes conteúdos: Violência contra as mulheres e o atendimento humanizado em rede; Compreendendo o ciclo da violência e a importância do apoio à vítima; Protocolos e fluxos de atendimento; e Portaria nº 420 de 2 de março de 2022 (notificação compulsória das violências).

Os conteúdos trabalhados durante a capacitação foram apresentados pela investigadora de Polícia e diretora de projeto da Rede de Enfrentamento, Andrea Guirra; a defensora pública Lindalva Ramos; a psicóloga do Centro de Referência Especializado de Assistência Social de Barra do Garças (CREAS/BG) e atuante na Delegacia Especializada de Defesa da Mulher de Barra do Garças (DEAM/BG), Denise Nery; e Cileni Morais, enfermeira do Município de Barra do Garças.

Além das ministrantes, a formação também contou com a colaboração de Ana Paula Fernandes, atual presidente da Rede, que apresentou a equipe da Rede de Enfrentamento à Violência Doméstica Contra a Mulher, e também contou com a colaboração de Jane Varjão, representante do Escritório Regional de Saúde de Barra do Garças e Conselheira Fiscal da Rede, que realizou a abertura do evento.

“Um agradecimento especial à Câmara Municipal, que é uma grande parceira nossa e sempre tem nos apoiado nas ações e nos cedeu o espaço e ofereceu suporte para a realização e transmissão da capacitação”, destacou a investigadora de Polícia, Andrea Guirra.

Araguaia Notícia  Publicidade 790x90


Entre no grupo do Araguaia Notícia no WhatsApp e receba notícias em tempo real (CLIQUE AQUI)
Notícias Relacionadas »
Comentários »