09/05/2022 às 15h25min - Atualizada em 09/05/2022 às 15h25min
Equipes de Saúde de Barra do Garças realizam Atividade de Educação Permanente contra Doença de Chagas
A formação consiste em técnicas de orientação para que os agentes ajudem a população no reconhecimento do inseto hospedeiro
Araguaia Notícia
Araguaia Notícia com SECOM-BG A Prefeitura Municipal de Barra do Garças, através da Secretaria Municipal de Saúde, realizou nos dias 2 e 3 de maio as primeiras etapas da Atividade de Educação Permanente contra a Doença de Chagas. A ação acontece no Centro de Referência de Especialidade em Saúde e consiste em capacitar as equipes de Saúde com técnicas de orientação popular, a fim de ajudar os moradores dos bairros a identificar o inseto triatomíneo, conhecido como Barbeiro, que é vetor de transmissão da doença.
A atualização é ministrada pelas servidoras da equipe técnica de Vigilância em Saúde Ambiental do Escritório Regional de Saúde de Barra do Garças, a Drª Mirian Francisca Martins, a Drª Sinara Moraes e a Mª Thalissa Moraes Martins.
A enfermeira e Coordenadora de Saúde Coletiva de Barra do Garças, Lidyane de Sousa, explica que a formação faz parte da atualização profissional voltada a enfermeiros, agentes de combate às endemias e agentes comunitários de saúde. Lidyane destaca também a importância da vigilância passiva para controle da doença. “Além de aumentar a sensibilidade do encontro do inseto pela população, as atividades de educação estimulam os moradores a levar os insetos para análise”, disse.
Está previsto para a próxima segunda-feira (9) a última etapa da atividade contra a Doença de Chagas, que deve contemplar mais duas equipes de profissionais que não participaram das etapas anteriores no início do mês. De acordo com Lidyane, após concluir as etapas voltadas à esta doença, a formação seguirá com outras temáticas. “É o que chamamos de educação em serviço, para manter as equipes sempre por dentro das técnicas e temas que passam por atualizações”, completou.