27/04/2022 às 17h00min - Atualizada em 27/04/2022 às 17h00min
Prefeitura de Barra do Garças apresenta pacto PCI em parceria com mais de 40 entidades
O evento abordou os principais eixos e metas da estratégia de desenvolvimento sustentável.
Araguaia Notícia
Araguaia Notícia com Secom-BG Foi realizada na quarta-feira (20/4), a apresentação da estratégia “Produzir, Conservar e Incluir” (PCI), um projeto de desenvolvimento sustentável de iniciativa do Governo do Estado de Mato Grosso que visa integrar agricultura, conservação ambiental e inclusão social. Barra do Garças, como um dos maiores polos produtivos do Vale do Araguaia, firmou um pacto entre a Prefeitura Municipal e outras 44 instituições públicas e privadas para replicar o projeto PCI na cidade.
No evento de lançamento do projeto estratégico foram abordados os principais eixos e metas de fomento do desenvolvimento sustentável na região. O eixo Incluir possui metas de curto prazo, como a implantação de turismo rural e instalação de unidades de processamento do hortifrutigranjeiro até 2023. Já os eixos Conservar e Produzir possuem metas de médio e longo prazo, como a recuperação até 2030 de 100.000 hectares de pastagem em degradação e a recuperação de todas as nascentes do município até 2025.
Fizeram parte da solenidade o prefeito de Barra do Garças, Dr. Adilson Gonçalves; o presidente do PCI e secretário de desenvolvimento rural, José Bispo; o vice-presidente o PCI e presidente do Sindicato Rural, Eduardo Baroni; a representante da Secretaria Municipal de Meio Ambiente, Gercileide Vilela; o representante do Iniciativa Para o Comércio Sustentável (IDH), Alex Schimit; o presidente do comitê da bacia hidrográfica do Alto Araguaia, Clodoaldo Queiroz; a representante da Agência Alemã de Cooperação Internacional (GIZ), Gina Timótio; a presidente de pequenos produtores rurais Serra Verde, Selma Alves.
Na oportunidade, o prefeito Dr. Adilson Gonçalves ressaltou o comprometimento da gestão com a preservação ambiental e com o desenvolvimento social do município, além de pontuar o potencial de aumento da capacidade de produção rural. “Barra do Garças tem condição de aumentar muito a produtividade, preservar nosso meio ambiente e recuperar o que perdemos”, completou.
O secretário de Desenvolvimento Rural, José Bispo, também frizou a necessidade de as ações do PCI serem efetuadas o quanto antes. “O PCI precisa sair das reuniões online e sair do papel e começar a caminhar e caminhar firme”, disse.
CLIQUE AQUI e entre no grupo de whatsApp do ARAGUAIA NOTÍCIA e receba informações em tempo real CLIQUE AQUI e entre no grupo do telegram do ARAGUAIA NOTÍCIA e receba informações em tempo real
Entre no grupo do Araguaia Notícia no WhatsApp e receba notícias em tempo real CLIQUE AQUI