Araguaia Notícia  Publicidade 728x90
13/04/2022 às 19h48min - Atualizada em 13/04/2022 às 19h48min

Polícia Civil desmonta em Barra do Garças esquema de emprestar dinheiro e cobrar com violência

O esquema tinha participação de venezuelanos e colombianos que intimidavam os credores, na maioria, comerciantes

Araguaia Notícia
Na manhã de quarta feira (13/4), a Polícial Civil de Barra do Garças deflagrou a "Operação Usura". Trata-se de operação que apura a conduta de pessoas oriundas da Colômbia e Venezuela que realizavam empréstimos com juros exorbitantes e efetuavam cobranças com emprego de violência e grave ameaça.

O grupo crimimoso possui vínculo com integrantes de outros países, que fomentam a pratica criminosa, por meio de envio de dinheiro para que os empréstimos ilegais e com juros exorbitantes fossem oferecidos a comerciantes na cidade de Barra do Garças.

Os contraventores buscavam garantir o recebimento de valores acrescidos de juros exorbitantes (superiores a 20% ao mês), por meio de cobrança realizada com forte intimidação e até ameaça de morte de familiares dos tidos como devedores.

 A "Operação Usura"  é fruto do trabalho técnico investigativo desenvolvido pela  1ª Delegacia de Polícia de Barra do Garças, que tem se destacado pela qualidade de suas investigações, algo notório e reconhecido pelas instituições ligadas à persecução criminal, bem como tem garantido a devida repressão aos crimes praticados por aqueles que não seguem os comandos legais da boa convivência harmônica em nossa sociedade.

A referida operação trouxe resultados satisfatórios no cumprimento de 5 ordens judiciais de busca e apreensão que resultaram na apreensão de farto material comprobatório que irão instruir todo o procedimento criminal,  bem como houve o flagrante da prática de infração penal praticado pelos criminosos em questão.

Para a deflagração da "Operação Usura",  além da 1ª Delegacia de Polícia atuaram  de forma integrada as seguintes Unidades Policiais Civis da Regional de Barra do Garças: Delegacia do Adolescente, Central de Termo Circunstanciado de Ocorrência e a 2ª Delegacia de Polícia Civil.

A 1ª Delegacia de Polícia Civil de Barra do Garças é coordenada pelos delegados, Adriano Marcos Alencar e Pablo Borges Rigo que conta com uma equipe de investigadores e escrivães comprometidos com a missão institucional de assegurar a ordem pública, mediante investigação policial de qualidade, na busca da apuração e repressão de ilícitos penais.
 

Araguaia Notícia  Publicidade 790x90


Entre no grupo do Araguaia Notícia no WhatsApp e receba notícias em tempo real  CLIQUE AQUI
Notícias Relacionadas »
Comentários »