Araguaia Notícia  Publicidade 728x90
07/04/2022 às 16h33min - Atualizada em 07/04/2022 às 16h33min

Pela primeira vez em 10 anos, Laboratório de Barra do Garças realiza mais de 9 mil exames em um mês

A ampliação dos serviços oferecidos a população é resultado dos investimentos realizados pela gestão municipal no último ano

Araguaia Notícia
Araguaia Notícia com informações da SECOM-BG

Em março, o Laboratório Municipal Dr. Arnulfo Coutinho, ultrapassou o número de 9.300 exames realizados. É a primeira vez, em 10 anos de existência, que a unidade atinge esse marco no atendimento. 

O Laboratório Municipal visa oferecer diversos tipos de exames laboratoriais de forma gratuita à população, e atualmente oferece cerca de 40 tipos de exames, atendendo pacientes de toda região Garças e Araguaia.

O coordenador da unidade, Edson Scherer, revela que os investimentos da gestão municipal foram essenciais para a ampliação dos serviços oferecidos. “A gestão municipal, com os investimentos que foram feitos na compra de insumos e na melhoria dos equipamentos, foi muito importante no alcance dessa meta”. 

O laboratório aderiu ao Programa Nacional do Controle de Qualidade, medida instituída pela Anvisa. Edson Scherer diz que o laboratório está quase 100% dentro dos requisitos no Programa. “Implementar o PNCQ inovou a técnica de análise dos exames e os profissionais do laboratório são avaliados constantemente”.

O Laboratório também se tornou referência em citologia e exames preventivos de diagnóstico de câncer de colo de útero. A coordenadora do setor de Citologia do laboratório, Drª. Raniana Fratari, ressalta que os  investimentos no valor de mais de R$ 150 mil, aplicados no último ano possibilitaram melhoria na estrutura do local, além do aumento significativo das realizações dos exames laboratoriais. Ela também observa que a procura por exames preventivos, o Papanicolau, aumentou após o pico da pandemia.

“O exame preventivo mais conhecido como papanicolau é de suma importância para diagnóstico de câncer de colo de útero, com a pandemia a procura por esses exames diminuíram, mas agora percebemos que  está havendo uma procura maior, com isso também ampliamos nossa equipe com a contratação de mais uma biomédica para melhor atender a população”.

O Laboratório Municipal Dr. Arnulfo Coutinho, fica localizado na rua Xavante, ao lado do antigo CECAP. Os atendimentos são realizados gratuitamente através do Sistema Único de Saúde.

Araguaia Notícia  Publicidade 790x90


Entre no grupo do Araguaia Notícia no WhatsApp e receba notícias em tempo real  CLIQUE AQUI
Notícias Relacionadas »
Comentários »
Araguaia Notícia  Publicidade 1200x90