Araguaia Notícia  Publicidade 728x90
02/04/2022 às 20h01min - Atualizada em 02/04/2022 às 20h01min

Proposta de Max Russi vai agilizar repasses a Apaes e Pestalozzis de Mato Grosso

O Projeto de lei, proposto pelo primeiro-secretário, que agiliza na análise de prestação de contas, foi aprovado pelos deputados estaduais e segue tramitando na Assembleia Legislativa.

Araguaia Notícia
Uma das propostas do primeiro-secretário da Assembleia Legislativa, deputado Max Russi (PSB), pode diminuir atrasos dos repasses financeiros as instituições de educação especial de Mato Grosso. O Projeto de lei nº 1143/2021, de autoria do parlamentar, foi aprovado, em primeira votação, pelos deputados estaduais na sessão desta sexta-feira (01) e segue tramitando na Casa de Leis.

A nova medida, conforme o texto, estabelece prazo para análise da prestação de contas, no intuito de dar agilidade aos repasses as Associações de Pais e Amigos dos Excepcionais-Apaes e Pestalozzis. 

Na prática, conforme o deputado Max Russi, o Executivo Estadual deverá, até a abertura do Orçamento Anual, analisar as documentações recebidas pelas associações do ano anterior e assinar os devidos convênios.

“Essas instituições oferecem educação especial e estrutura para tratamento de deficientes físicos e intelectuais, elas têm essa missão mais do que especial. As dificuldades enfrentadas pela educação especial são diversas, pois enquanto na educação básica há repasses mensais por aluno, na educação especial há apenas repasse anual por aluno, haja vista que os pagamentos para as despesas com pessoal, material entre outros são feitos quase oito meses depois do início do ano, ou seja, as liquidações dos gastos são efetuadas depois de um longo processo de análise de prestação de contas e morosidade de assinatura dos convênios”, justificou o primeiro-secretário.

De acordo com a Secretaria de Estado de Educação (Seduc-MT), 52 Apaes e 9 Pestalozzis são conveniadas atualmente com ao governo estadual. Conforme a PL de Max Russi, entidades terão o prazo até 31 de dezembro, do ano corrente, para entregar a prestação de contas e demais documentos atualizados, que comprovem a boa e regular situação da instituição.

CLIQUE AQUI  e entre no grupo de whatsApp do ARAGUAIA NOTÍCIA e receba informações em tempo real

CLIQUE AQUI e entre no grupo do telegram do ARAGUAIA NOTÍCIA e receba informações em tempo real
 
 

Araguaia Notícia  Publicidade 790x90


Entre no grupo do Araguaia Notícia no WhatsApp e receba notícias em tempo real  CLIQUE AQUI
Notícias Relacionadas »
Comentários »
Araguaia Notícia  Publicidade 1200x90