Araguaia Notícia  Publicidade 728x90
28/03/2022 às 20h25min - Atualizada em 28/03/2022 às 20h25min

Dia Municipal de Combate a Hanseníase é comemorado nesta terça (29/3) em Barra do Garças

A Secretaria Municipal de Saúde promoverá ação de conscientização e combate à doença, com palestras e realização de exames no antigo Cecap.

Araguaia Notícia
Araguaia Notícia com informações da SECOM-BG

Na terça-feira (29/3), comemora-se em Barra do Garças o Dia Municipal de Combate à Hanseníase, e a Secretaria de Saúde promoverá nesta data uma ação de conscientização sobre a doença no Auditório do Centro Regional de Referência em Especialidades (antigo CECAP), a partir das 07:30h. 

A ação contará com uma palestra pela manhã com o médico do Ambulatório de Hanseníase e Tuberculose de Barra do Garças, Dr. Florizan, que irá ministrar sobre os principais sintomas, contágio, diagnóstico e tratamento da doença. Além disso, os pacientes com sintomas suspeitos poderão realizar exames para detecção da doença durante todo o dia. 

Nos últimos quatro anos o município registrou cerca de 222 casos de diagnóstico de Hanseníase,  número considerado alto conforme explica a coordenadora de Educação em Saúde, Silmara Benevides.

“A data foi instituída justamente por causa do registro de casos no município,  e por ano chegamos a ter um faixa de mais de 90 diagnósticos de hanseníase. Durante a pandemia o número caiu pela metade, mas temos que levar em consideração que muitas pessoas deixaram de realizar exames e ir às unidades de saúde por causa da Covid-19”.

A Hanseníase é uma doença  infecciosa causada pela bactéria Mycobacterium leprae, que causa lesões na pele e nos nervos. A doença é curável e o tratamento pode durar de 6 meses a um ano, interrompendo a transmissão e prevenindo possíveis sequelas.

Os sintomas mais comuns da doença são manchas  brancas ou avermelhadas, geralmente com perda da sensibilidade, formigamento e câimbras nos membros inferiores e superiores, perda da força muscular e áreas da pele muito ressecadas, que não suam. As pessoas que apresentarem sintomas parecidos devem procurar as Unidades Básicas de Saúde para realizar exames de diagnóstico e o tratamento da doença. 

O  Centro Regional de Referência em Especialidades (antigo CECAP), fica localizado na rua Xavante, nº 785, Centro.

CLIQUE AQUI  e entre no grupo de whatsApp do ARAGUAIA NOTÍCIA e receba informações em tempo real

CLIQUE AQUI e entre no grupo do telegram do ARAGUAIA NOTÍCIA e receba informações em tempo real
 
 

Araguaia Notícia  Publicidade 790x90


Entre no grupo do Araguaia Notícia no WhatsApp e receba notícias em tempo real  CLIQUE AQUI
Notícias Relacionadas »
Comentários »