Araguaia Notícia  Publicidade 1200x90
Araguaia Notícia  Publicidade 728x90
24/03/2022 às 11h24min - Atualizada em 24/03/2022 às 11h24min

Áreas de preservação degradadas no Alto Araguaia (MT) passam por processo de recuperação

Além do combate aos processos de degradação, o objetivo é aumentar a oferta hídrica e a qualidade das águas de 12 municípios da região.

G1 MT
ARAGUAIA NOTÍCIA
Um projeto do Comitê da Bacia Hidrográfica (CBH) dos Afluentes do Alto Araguaia (MT) deve recuperar as áreas de preservação da região que estão degradadas. O Programa de Revitalização da Bacia Hidrográfica dos Afluentes do Alto Araguaia foi apresentado nessa terça-feira (22), Dia Mundial das Águas.

De acordo com a Secretaria Estadual de Meio Ambiente (Sema-MT), o plano piloto será no Córrego Fundo, no município de Barra do Garças, e vai abranger, inicialmente, 20 propriedades rurais.

No município, deve ser criada uma unidade de referência para estimular os demais municípios da Bacia do Alto Araguaia a replicarem a ação.

Além do combate aos processos de degradação, o objetivo é aumentar a oferta hídrica e a qualidade das águas nos 12 municípios que compõem o CBH.

O programa foi estruturado pelo CBH dos Afluentes do Alto Araguaia e Centro de Pesquisa do Pantanal em parceria com o Instituto de Conservação Ambiental (The Nature Conservancy do Brasil).

O projeto foi aprovado pelo Ministério do Desenvolvimento Regional, no âmbito do Programa Águas Brasileiras.

Principais ações
  • Recuperar Áreas de Preservação Permanente e nascentes;
  • Conservar os recursos hídricos;
  • Mobilizar e capacitar agricultores familiares e produtores nas ações de recuperação;
  • Implantar técnicas conservacionistas de solo e água em área de produção;
  • Implantar soluções sustentáveis de saneamento rural residencial.

O projeto vai implementar, em parceria com agricultores familiares locais, a recuperação ambiental em 30 nascentes degradadas na bacia do Córrego Fundo, além de restaurar 25 hectares de área de preservação permanente e implantar 350 hectares em terraços em áreas produtivas.

Também está previsto a construção der 100 reservatórios em estradas rurais e 10 fossas sépticas biodigestoras para o saneamento rural residencial.

Araguaia Notícia  Publicidade 790x90


Entre no grupo do Araguaia Notícia no WhatsApp e receba notícias em tempo real (CLIQUE AQUI)
Notícias Relacionadas »
Comentários »
Araguaia Notícia  Publicidade 1200x90