Araguaia Notícia  Publicidade 728x90
10/03/2022 às 22h21min - Atualizada em 10/03/2022 às 22h21min

Vigilância Sanitária diz que água do Pontal e Aragarças é confiável e risco de substâncias cancerígenas é zero

A pesquisa aponta que existe risco, porém as concessionárias negam e diz que faz parte de uma campanha difamatória
Semana 7 
ARAGUAIA NOTÍCIA 


Após reportagem, que mostra dados de contaminação na água da torneira de 763 cidades do Brasil, entre 2018 e 2020, dentre elas, Aragarças (GO) e Pontal do Araguaia (MT), a Vigilância Sanitária de ambas as cidades se pronunciaram e disse que água é confiável para o pontalense e também para o aragarcense. As concessionárias dizem que essa pesquisa tem intuito de enfraquecer o sistema público e força a privatização da água e para vender filtros purificadores. 

Na cidade mato-grossense foi realizada uma reunião para avaliação dos dados coletados no período foi constatado que o erro foi da inserção dos níveis de substâncias no Sistema de Informação de Vigilância da Qualidade da Água para Consumo Humano (Sisagua).

Conforme explicou o coordenador da Vigilância Sanitária pontalense, Thiago Mascarenhas, o valor que foi lançado como cloreto de vinila, na verdade, corresponde ao cloreto.

"Após revisarmos nossos relatórios percebemos o erro de lançamento. A quantidade de cloreto de vinila está dentro dos padrões permitidos pelo Ministério da Saúde", ressaltou.

O cloreto de vinila é classificado como cancerígeno e pode causar câncer de fígado. O seu principal uso é na produção da resina policloreto de vinila (PVC) na fabricação de tubos e outros plásticos.

Já a coordenadora da Vigilância Sanitária em Aragarças, Daniella Ormeneze, explicou que as substâncias encontradas na água goiana não são detectadas pelos testes feitos por ela mesma e também pela análise realizada pelo Laboratório Central (Lacen), em Goiânia.

"Nós fazemos a análise da potabilidade da água, como níveis de cloro, túrbidez, ph. No Lacen são feitas as análises microbiológias, como Coliformes totais e Escherichia coli ", informou.

Formada em Engenharia de Alimentos com pós graduação em Vigilância Sanitária, Daniella disse que nos testes feitos na água em 2021, quando a atual gestão assumiu, todos os testes deram negativo.

Araguaia Notícia  Publicidade 790x90


Entre no grupo do Araguaia Notícia no WhatsApp e receba notícias em tempo real  CLIQUE AQUI
Notícias Relacionadas »
Comentários »