Araguaia Notícia  Publicidade 1200x90
Araguaia Notícia  Publicidade 728x90
10/03/2022 às 16h50min - Atualizada em 10/03/2022 às 16h50min

Empresa diz que água de Confresa é confiável, após município aparecer na lista de cidades com risco de substâncias cancerígenas na água

O grupo Repórter Brasil fez um levantamento do mapa da água no Brasil. Em Barra do Garças, a UFMT fez um questionamento no passado pedindo que a captação da água de Barra passasse do Rio Garças para o Rio Araguaia

Araguaia Notícia
A Águas de Confresa garante a qualidade da água distribuída para a população de Confresa. Um levantamento feito pelo grupo Repórter Brasil, denominado Mapa da Água, apontou que moradores de Cuiabá e outras 15 cidades de Mato Grosso, e mais a cidade de Aragarças, consumiram água com risco de contaminação até mesmo de substâncias cancerígenas entre os anos de 2018 e 2020. O estudo foi divulgado esta semana e foi realizado em todo Brasil. No país são 738 cidades nesta lista. 

De acordo com os dados, na Capital do Estado foi encontrada na água consumida pelos cuiabanos o Nitrato. A substância é classificada como provavelmente cancerígena para humanos, conforme a Agência Internacional de Pesquisa em Câncer (IARC), órgão da Organização Mundial da Saúde.

A concessionária assegura que em nenhuma análise realizada pela empresa foram detectados resultados em desacordo com as normas da Portaria 888/2021 do Ministério da Saúde, que dispõe sobre os procedimentos de controle e vigilância da qualidade da água e seu padrão de potabilidade. Entre os anos de 2018 e 2020, todos os resultados para o parâmetro ácidos haloacéticos estão conformidade com limites máximos exigidos pela portaria.

A Águas de Confresa tem um rigoroso monitoramento da qualidade e realiza o controle de qualidade em laboratórios acreditados, lá são realizados semanalmente exames bacteriológicos e físico-químicos em amostras coletadas em vários pontos da cidade. Por ano, a empresa analisa em média 44 amostras de água bruta (represas) e 26.960 amostras de água tratada. O controle de qualidade realiza coletas semanais, mensais, semestrais e anuais, de acordo com as normas da Portaria 888/2021 do Ministério da Saúde.

A assessoria da concessionária que também atende outras cidades citadas no relatório diz que a água tem qualidade confiável nas cidades de Primavera do Leste, Pedra Preta, Campo Verde e Paranatinga. A empresa diz que água é confiável e não tem nenhum problema. 

Polêmica do Passado

Vale dizer que Barra do Garças já teve um estudo parecido há 12 anos atrás quando a UFMT levantou uma suspeita sobre a qualidade da água que os barra-garcenses bebem devido ao fato que a captação de água do município fica abaixo de uma indústria (curtume) e devido ao risco da presença de produtos químicos considerados 'metais pesados' na água como cromo e mercúrio. Na época, o estudo da UFMT propôs que a captação de água de Barra do Garças fosse retirada do rio Garças e repassada para o rio Araguaia. 

Todavia a empresa afirma, que a qualidade da água em Barra do Garças, também é confiável. Seria interessante a prefeitura, Câmara Municipal, Ager, Ministério Público, Defensoria Pública fizessem um grande debate sobre a questão da qualidade da água em Barra do Garças e ouvindo principalmente ESPECIALISTAS de preferência neutros de universidades para tranquilizar a comunidade. 

Araguaia Notícia  Publicidade 790x90


Entre no grupo do Araguaia Notícia no WhatsApp e receba notícias em tempo real (CLIQUE AQUI)
Notícias Relacionadas »
Comentários »