Araguaia Notícia  Publicidade 728x90
23/11/2011 às 21h10min - Atualizada em 23/11/2011 às 21h10min

PM antecipa troca de comando na Barra para evitar mais comentários

PR pediu a cabeça de Barbosa e Marcos Roberto

Olhar Direto
Nortão News

O comando-geral da Polícia Militar de Mato Grosso (PM-MT) decidiu antecipar para quinta-feira (24) a troca de comando em Barra do Garças e Primavera do Leste, cujos comandantes foram afastados após divergências com o prefeito. Primeiro caiu Valdemir Barbosa, do comando da PM em Barra, após divergência com o prefeito Wanderlei Farias; depois foi a vez do tenente-coronel Marcos Roberto Gonçalves, de Primavera, por motivo semelhante: atrito com o prefeito Getulio Viana.

A antecipação da troca de comando foi para diminuir os comentários e evitar mais desgastes para o comando da PM e o governo do estado. O pedido de mudança de comando em Barra teria sido feito pelo deputado federal Welington Fagundes (PR) e pelo prefeito Wanderlei Farias (PR), conforme denúncia do ex-deputado estadual Adalto de Freitas (PMDB), que lamentou a atitude do governador. O ex-parlamentar alerta que esse fato queimou a imagem do governador na cidade.

Fagundes nega que a transferência seja perseguição. Ele alega que tentou ajudar o próprio Barbosa, que o teria procurado em busca de ajuda para conseguir sua transferência para o comando de Alta Floresta. A troca de comando na Barra, que inicialmente estava prevista para o dia 16/12, foi posteriormente antecipada para segunda-feira 28/11 e agora novamente antecipada para quinta-feira (24).

Em Primavera do Leste, a saída do tenente-coronel Marcos Roberto é atribuída a um pedido político do prefeito Getúlio Viana (PR), que ficou irritado ao saber que um seu aliado político fora abordado numa blitz pela PM. Posteriormente, durante um evento, o chefe do executivo teria ameaçado publicamente o coronel dizendo-lhe que ele não permaneceria na cidade por muito tempo. Tal ameaça teria se confirmado.

A troca de comando ocorrerá primeiro em Primavera do Leste, às 08 horas da manhã e depois em Barra do Garças, às 17 horas. Desta vez sem clima festivo visto na posse e, provavelmente sem a presença de políticos. Até o presente momento ninguém da cúpula da Secretaria de Segurança Pública confirmou presença no evento. O coronel Lino Farias, comandante geral da PM, deve ser representado pelo comandante adjunto, coronel Jorge Catarino.

Quanto aos comandos do batalhão de Barra do Garças, a cargo do tenente-coronel Paulo Costa, e o de Água Boa, sob a responsabilidade do tenente-coronel Jorge Luis, Barbosa disse que o novo comandante da região, Eddie Metello, informou por telefone que vai mantê-los até fevereiro, quando então fará uma avaliação sobre se eles permanecerão ou não nos atuais cargos.

Barbosa disse que vai se apresentar na próxima segunda-feira em Cuiabá para saber o que o comando da PM fará com ele a partir de agora.

Araguaia Notícia  Publicidade 790x90


Entre no grupo do Araguaia Notícia no WhatsApp e receba notícias em tempo real  CLIQUE AQUI
Notícias Relacionadas »
Comentários »
Araguaia Notícia  Publicidade 1200x90