Araguaia Notícia  Publicidade 728x90
24/02/2022 às 10h29min - Atualizada em 24/02/2022 às 10h29min

Secretaria de Saúde alerta população para importância da vacinação contra a Covid-19

Cerca de 12 mil pessoas não tomaram nenhuma dose da vacina em Barra do Garças

SECOM - BG
ARAGUAIA NOTÍCIA
Com mais de 117 mil doses de imunizantes aplicados em Barra do Garças, o município avança no combate ao novo Coronavírus e registra uma queda significativa nos números de casos ativos de Covid-19, nos últimos dias. 

Após a crescente de casos registrados no último mês, o boletim epidemiológico divulgado pela Secretaria Municipal de Saúde nesta quarta-feira (23), aponta o número de 599 casos ativos do vírus, cerca de 43% a menos do número registrado no mesmo dia da semana anterior. 

Além disso, as taxas de mortalidade e internação reduziram em todo o país com o avanço da vacinação. No mesmo período no ano anterior o país registrava uma média móvel de mais de mil mortes diárias em decorrência do vírus, e no mês de abril foram registradas até 4 mil óbitos em um único dia.

Mesmo com evidências da eficácia da vacina, Barra do Garças tem cerca de 12 mil pessoas elegíveis para vacinação que ainda não se vacinaram com nenhuma dose dos imunizantes. Esses dados acendem o alerta para a possibilidade de contaminação pelas variantes do vírus e quadros mais agressivos da doença no município, como alerta o coordenador da UPA, Dr. Rafael Joviano. 

“As pessoas que se eximem da vacinação têm uma chance muito maior de internação, e a vacina pode reduzir significativamente essa possibilidade. Nós não podemos deixar a situação chegar ao mesmo patamar do ano anterior quando nossos leitos da UPA e do Pronto Socorro estavam lotados, haviam pessoas entubadas e registros de mortes todos os dias, o único jeito de frear esse vírus é com a vacina”. 

A Secretaria de Saúde também alerta para a baixa procura na aplicação das doses de reforço em Barra do Garças, das 31.771 pessoas elegíveis para aplicação das doses apenas 14 mil estão com o esquema vacinal em dia. 

O secretário Adilson Tavares também faz o alerta para a população se vacinar contra a Covid-19 e cumprir todo o esquema vacinal recomendado pelo Ministério da Saúde, especialmente para os grupos mais vulneráveis.

“É  muito importante que as pessoas sigam o esquema vacinal da forma correta e tomem a terceira dose da vacina. Os imunizantes se provaram eficazes e seguros, entretanto muitas pessoas estão deixando de tomar as doses de reforço correndo o risco do organismo não ter uma resposta imune mais efetiva ao vírus”.

Durante esta semana as Unidades Básicas de Saúde: Santo Antônio II; Recanto das Acácias; Ouro Fino e Sena Marques;  estarão com imunizantes disponíveis para vacinação de toda população. A vacinação infantil ocorre em paralelo nas UBS’s designadas.

Todas as pessoas que completaram 04 meses desde a aplicação da segunda dose da vacina estão aptas para aplicação do reforço, basta procurar as unidades designadas para vacinação munidas do cartão de vacina.

Araguaia Notícia  Publicidade 790x90


Entre no grupo do Araguaia Notícia no WhatsApp e receba notícias em tempo real (CLIQUE AQUI)
Notícias Relacionadas »
Comentários »