22/02/2022 às 10h58min - Atualizada em 22/02/2022 às 10h58min

Atletas de Barra do Garças ganham Ouro na etapa Centro-Oeste da Copa Brasil de Cross Country

Com três medalhas, campeões vão disputar Campeonato Nacional no mês de março

Araguaia Notícia
Araguaia Notícia com informações da Secom-BG

No domingo (20/2), a equipe da Associação de Atletismo de Barra do Garças (MT) conquistou três medalhas de Ouro na etapa regional da Copa Brasil de Cross Country. A competição aconteceu na cidade de Bonito (MS) e os vencedores vão disputar a etapa Nacional no dia 13 de março, na cidade de Serra (ES).

Nessa modalidade de atletismo, as corridas são realizadas em terrenos com obstáculos naturais, como pedras, raízes e irregularidades na superfície, podendo ser realizadas em trilhas. A competição é dividida entre as categorias adulto, sub-20 e sub-18, todas separadas por gênero.

Os jovens Jânio Gonçalves (18), Francielly Marcondes (18) e Manuel Tsiwario (16), levaram as medalhas de Ouro para casa pelas categorias Sub-20 masculino, Sub-20 feminino e Sub-18 masculino, respectivamente. A equipe, que representa Barra do Garças e Mato Grosso na competição, visa a vitória na etapa Nacional, que resulta na convocação para representar o Brasil no Campeonato Pan-Americano, que esse ano será realizado na cidade do Rio de Janeiro.

O educador físico, vice-prefeito de Barra do Garças e técnico da equipe de atletismo, Sivirino Santos, conta que os atletas barragarcenses já possuem um histórico de conquistas de Ouro, não apenas em etapas regionais, mas também em campeonatos nacionais, campeonatos Sul-Americanos e Campeonatos Mundiais.  “Temos 4 títulos brasileiros de Cross Country e já estivemos em Mundiais na Polônia, na China, na Suíça, na Dinamarca e na Colômbia”, lembrou o técnico, que em 2019 foi treinador-chefe da seleção brasileira de Cross Country.

Sivirino pontuou ainda que para chegar até o Campeonato Mundial a equipe precisa acumular medalhas de Ouro nas etapas anteriores.

Em entrevista, Sivirino destaca a preparação que tem feito com Manuel Tsiwario, atleta de 16 anos e indígena da etnia Xavante que compõe a equipe medalhista. “Nesse regional levei apenas os atletas com condições de ganhar o Nacional, mas Manuel mesmo sendo novo, está adquirindo experiência para  que seja sucessor de Jânio no Sub-20”, completou.

CLIQUE AQUI  e entre no grupo de whatsApp do ARAGUAIA NOTÍCIA e receba informações em tempo real

CLIQUE AQUI e entre no grupo do telegram do ARAGUAIA NOTÍCIA e receba informações em tempo real
 
 
Notícias Relacionadas »
Comentários »