16/02/2022 às 22h43min - Atualizada em 16/02/2022 às 22h43min

Prefeito Adilson reúne equipe para aprimorar transparência em licitações de Barra do Garças

O gestor visa reduzir custos de obras e dar mais agilidade à execução delas

Araguaia Notícia
Na manhã de quarta-feira (16), o prefeito Dr. Adilson se reuniu com sua equipe de governo, incluindo o chefe de gabinete, Ubaldino Resende, o secretário de Finanças, Fábio Weiler, e o secretário de Transportes e Serviços Públicos, Marcus Coelho Braz. A pauta da reunião foi o aprimoramento do sistema de licitações, para que haja mais transparência na disputa entre empresas e menos possibilidades de desperdício de recursos. 

Em avaliação ampla do histórico de obras realizadas no município nos últimos anos, verificou-se uma tendência - por parte das empresas licitadas - da apresentação de ocorrências que necessitavam de aditivos orçamentários e que prejudicavam o cronograma de execução do trabalho. Para sanar essa deficiência dos contratos licitados, desde o ano passado a prefeitura adotou uma série de medidas, dentre as quais se destaca a não contratação por carta-convite.

De acordo com o secretário de Finanças, Fábio Weiler, quanto mais transparente o processo licitatório for, mais rápido será possível identificar falhas de execução e corrigi-las, o que resulta consequentemente em obras com mais agilidade e com menor necessidade de aditivos. “Eventualmente é necessário um aditivo de orçamento numa obra, mas percebemos que muitas vezes a empresa já entra pensando em fazer aditivos, nós vamos ter que evitar esse tipo de situação”, completou o secretário.

Fábio expôs ainda, durante a reunião, que o estímulo à concorrência no processo licitatório pode contribuir positivamente para a contratação de empresas mais eficientes e menos onerosas. “A nossa equipe de licitação vai se dispor a orientar os interessados em disputar na organização dos documentos, porque a burocracia às vezes ofusca o que deveria ser transparente”, disse o responsável pela pasta.

Uma outra preocupação levantada na reunião foi a respeito do estímulo às empresas locais, visando o fortalecimento da economia do município. Segundo o prefeito, Dr. Adilson Gonçalves, a priorização de empreendimentos da cidade para execução de obras deve representar “a contratação das pessoas que fazem parte da comunidade local, além de favorecer a compra dos materiais utilizados nas lojas de construção da nossa própria cidade”, completou.
Notícias Relacionadas »
Comentários »