14/02/2022 às 12h29min - Atualizada em 14/02/2022 às 12h29min

Prefeitura de Barra do Garças sedia a 1ª Conferência de Promoção a Igualdade Racial

Em parceria com o município de Pontal do Araguaia,o evento promoveu a capacitação dos servidores públicos e membros do Conselho de Igualdade Racial da região

Araguaia Notícia
Araguaia Notícia com informações da SECOM-BG 

A Prefeitura de Barra do Garças, por meio da Secretaria de Assistência Social em parceria com a Prefeitura de Pontal do Araguaia, promoveu nos dias 10 e 11 de fevereiro, a 1ª Conferência Inter-regional de Promoção Racial. O objetivo do evento era fomentar as discussões na esfera pública sobre pautas raciais e a importância da promoção de políticas públicas que auxiliem na redução das desigualdades de diferentes grupos étnicos.

A cerimônia de abertura ocorreu na tarde de quinta-feira (10), no Anfiteatro Fernando Peres de Farias, e contou com a presença da primeira-dama e secretária de Assistência Social, da Mulher e Igualdade Racial, Leila Batista;  o vice-prefeito e Secretário de Educação, Prof. Sivirino;  o Presidente do Conselho Estadual de Promoção da Igualdade-MT, Prof. Dr. Carlos Alberto Caetano; o secretário de Cultura Alex Matos; o coordenador das Comunidades Indígenas, Xisto Serehinru; a secretária de Assistência Social de Pontal do Araguaia, Michele da Silva Alves; e Oscar Waraiwe Urebete, Presidente da Apsire - Associação de Proteção Social Indígena e Recuperação Ecológica da Terra Indígena São Marcos.

A primeiradama e secretária de Assistência Social, Leila Batista, ressaltou a atuação da gestão municipal para a realização de debates e eventos contra a discriminação racial com a participação da sociedade do município e região, agregando ao combate ao racismo.

“Essas ações vão de encontro com o que acreditamos e com os valores que nossa gestão preza. O respeito pela diversidade é algo que defendemos, e nossa gestão desde o início se preocupa em promover a inclusão de grupos minoritários”. 

O presidente do Conselho Estadual, Prof. Carlos Alberto deu início às discussões da Conferência, e conceituou o SINAPIR – Sistema Nacional de Promoção da Igualdade Racial - um programa do governo federal que visa a aplicação dos direitos raciais através das verbas que chegam nas instâncias estaduais e municipais. Adiante, Alberto destacou a importância da participação dos cidadãos nesses lugares, como também a dos gestores.

“Para nós, é super importante o envolvimento dos gestores da cidade como os tivemos aqui, porque isso demonstra interesse em executar políticas públicas voltadas para essa população.”

Durante o evento, Oscar Waraiwe Urebete, presidente da Apsire, pontuou que a importância da inclusão da Língua Xavante, nas escolas para que se estabeleça uma comunicação efetiva com as crianças indígenas: “ambos os conhecimentos e culturas precisam dialogar para promover a igualdade racial”. Urebete também mostrou os feitos que a ONG Apsire tem feito pela comunidade: mil exemplares do livro infantil Conto para Crianças que foram publicados através da Lei Aldir Blanc. “Esse livro é para as crianças terem acesso ao letramento”, explica.

A secretária executiva do Espaço Democrático dos Conselhos, Raquel Nabarrete, integrante da Secretaria de Assistência Social do município, afirmou que o evento é um grande marco para a cidade, “a preocupação central durante a elaboração da Conferência era o de conseguir alcançar os diversos segmentos sociais de Barra do Garças e de Pontal do Araguaia. Nossa região é multicultural, por isso, tentamos ao máximo ter representantes negros, indígenas, pessoas de religiões de matriz africana nos espaços públicos”. 

Na sexta-feira (11), também foram escolhidos os delegados para a Conferência em Cuiabá, que discutirá o tema no âmbito estadual. Além disso, nos dois dias de evento também foram promovidas a capacitação dos membros do Conselho Municipal de Promoção da Igualdade Racial e servidores municipais de Barra do Garças e Pontal do Araguaia.

CLIQUE AQUI  e entre no grupo de whatsApp do ARAGUAIA NOTÍCIA e receba informações em tempo real

CLIQUE AQUI e entre no grupo do telegram do ARAGUAIA NOTÍCIA e receba informações em tempo real

 
Notícias Relacionadas »
Comentários »