07/02/2022 às 17h32min - Atualizada em 07/02/2022 às 17h32min

PRF apreende em Barra do Garças madeira transportada de forma irregular

Araguaia Notícia
Na sexta-feira (4/2), uma equipe da Polícia Rodoviária Federal realizava fiscalização nas proximidades do município de Barra do Garças/MT, a 509 km de Cuiabá, quando deparou-se com uma carreta carregada de madeira.

Durante os procedimentos, a equipe da PRF solicitou a documentação da carga – madeira serrada. Neste caso, é exigido para o transporte do produto uma Guia Florestal (GF)/ Documento de Origem Florestal (DOF). Esta licença eletrônica é obrigatória para o transporte, beneficiamento, comércio, consumo e armazenamento de produtos florestais de origem nativa.

Foi feita uma fiscalização prévia da carga, sendo observado uma variedade de madeira diversa do apresentado nos documentos fiscais, o que necessitava de uma apuração mais minuciosa, a qual foi realizada por uma equipe do INDEA-MT confirmando a divergência.

Os policiais efetuaram as consultas e constataram que a DOF estava dentro da validade. Porém, a rota a qual o veículo deveria seguir era para a cidade de Rondonópolis/MT, itinerário diverso do que foi feito, visto que o veículo foi abordado na BR 070, em Barra do Garças/MT. Dessa forma, as divergências invalidam a licença.

Diante das informações obtidas, ficou caracterizado crime contra a flora, por “Transportar, adquirir, vender madeira sem licença válida”.

O veículo e a carga foram apreendidos, o condutor prestou o compromisso de comparecimento de audiência em juízo e foi liberado.

CLIQUE AQUI  e entre no grupo de whatsApp do ARAGUAIA NOTÍCIA e receba informações em tempo real

CLIQUE AQUI e entre no grupo do telegram do ARAGUAIA NOTÍCIA e receba informações em tempo real
 
Notícias Relacionadas »
Comentários »