Araguaia Notícia  Publicidade 1200x90
Araguaia Notícia  Publicidade 728x90
07/02/2022 às 17h08min - Atualizada em 07/02/2022 às 17h08min

Prefeito explica que entrega de ambulâncias a indígenas de General Carneiro depende de órgão federal

Administração de Marcelo Aquino informou que toda a documentação, por parte do município, está pronta

João Pedro Donadel, Semana 7 
ARAGUAIA NOTÍCIA 


Em novembro de 2021 a gestão de Marcelo Aquino (PL) recebeu, por meio das emendas parlamentares dos deputados estaduais Ondanir Bortolini – Nininho (PSD) e Janaina Riva (MDB), além de contrapartida da prefeitura no valor de R$ 50 mil, duas ambulâncias para as comunidades indígenas das etnias Xavante e Bororo de General Carneiro.

Contudo, até os dias de hoje, as ambulâncias se encontram sem uso, no pátio da prefeitura, por conta de uma burocracia da Secretaria Especial de Saúde Indígena (Sesai).

De acordo com o coordenador do Distrito Sanitário Especial Indígena (DSEI) Xavante de Barra do Garças, Romildo Ribeiro Parreira, responsável pela região, para que elas possam ser utilizadas pela comunidade.

Se acontecer alguma coisa com elas sem essa documentação, não é Bolsonaro, não é Sesai que responde, sou eu, Romildo

"Eu já enviei ofício para Brasília, porque para eu receber a ambulância, preciso do seguro, cartão de abastecimento, verba para manutenção, motorista, entre outras coisas", explicou Ribeiro.

Segundo o coordenador, responsável pela comunidade Xavante no município, a situação é a mesma com o DSEI de Cuiabá, que cuida dos Bororos.

"Se acontecer alguma coisa com elas sem essa documentação, não é Bolsonaro, não é Sesai que responde, sou eu, Romildo", finalizou.

Enquanto este imbróglio não se resolve, as ambulâncias dedicadas exclusivamente para as duas etnias presentes em General Carneiro ficam, dia após dia, paradas.

A administração de Aquino reiterou que toda a documentação por parte do município está nas mãos do DSEI. A informação foi confirmada pelo procurador do município, Ubiratan Barroso de Castro Junior.

Araguaia Notícia  Publicidade 790x90


Entre no grupo do Araguaia Notícia no WhatsApp e receba notícias em tempo real  CLIQUE AQUI
Notícias Relacionadas »
Comentários »
Araguaia Notícia  Publicidade 1200x90