Araguaia Notícia  Publicidade 728x90
02/02/2022 às 08h20min - Atualizada em 02/02/2022 às 08h20min

Mauro Mendes entrega máquina para perfurar centenas de poços em Mato Grosso

Perfuratriz foi adquirida com emendas do senador Wellington Fagundes e contrapartida do Governo do Estado

Araguaia Notícia
Lucas Rodrigues - Secom MT
ARAGUAIA NOTÍCIA 


O Governo de Mato Grosso entregou, na manhã desta terça-feira (01.02), uma nova máquina para perfurar centenas de poços no estado.

A perfuratriz com caminhão de apoio foi adquirida com recursos de emenda do senador Wellington Fagundes (R$ 2,6 milhões) e com contrapartida do Executivo (R$ 400 mil), por meio do Programa Calha Norte (PCN), do Ministério da Defesa.

“Temos uma demanda no estado de quase 800 poços já catalogados. E com essa máquina atendendo com mais celeridade, rapidez e custo menor, poderemos adquirir outras, senão iríamos demorar muito tempo para atender essa demanda”, relatou o governador Mauro Mendes.

De acordo com o senador Wellington Fagundes, a emenda foi destinada visando ajudar o Estado a acelerar a resolução da demanda por água em determinadas regiões.

“O custo maior é o da máquina, que foi adquirida agora. E para ter produção e desenvolvimento, é preciso ter água de qualidade”, pontuou.

O secretário de Estado de Desenvolvimento Econômico, César Miranda, explicou que a máquina terá capacidade para perfurar poços em diferentes comunidades, por meio da Companhia Mato-grossense de Mineração (Metamat).

Esse é um trabalho fundamental, principalmente para os pequenos assentamentos, pequenos produtores, reservas indígenas, e para muitos municípios que precisam. Esse trabalho vai avançar, porque a demanda é gigantesca

“Esse é um trabalho fundamental, principalmente para os pequenos assentamentos, pequenos produtores, reservas indígenas, e para muitos municípios que precisam. Esse trabalho vai avançar, porque a demanda é gigantesca. Aonde houver necessidade, a Metamat vai estar lá auxiliando”, afirmou.

Segundo o presidente da Metamat, Juliano Jorge, milhares de famílias estão sendo beneficiadas pela perfuração dos poços e, com a nova máquina, o trabalho poderá avançar.

“Essa máquina é esperada há muito tempo. Já fizemos 58 poços com a Fundação Nacional de Saúde (Funasa), por meio de um termo de cooperação, e estamos fazendo mais 75 poços de forma privada, oito deles em aldeias indígenas. Já atendemos em torno de 19 mil famílias em todo o Estado. Temos demanda da grande maioria dos 141 municípios. Queremos chegar com mais de 200 poços furados esse ano, atendendo mais de 200 mil famílias. Água é questão de saúde pública”, finalizou.

Também estiveram no evento: o general Ubiratan Poty, diretor do Departamento de Programa Calha Norte, do Governo Federal; o presidente da Assembleia Legislativa, Max Russi; o deputado estadual Wilson Santos; o secretário de Estado de Planejamento e Gestão, Basílio Bezerra; o presidente da MT Par, Wener Santos; e o ex-deputado federal Fabio Garcia.

CLIQUE AQUI  e entre no grupo de whatsApp do ARAGUAIA NOTÍCIA e receba informações em tempo real

CLIQUE AQUI e entre no grupo do telegram do ARAGUAIA NOTÍCIA e receba informações em tempo real
 

Araguaia Notícia  Publicidade 790x90


Entre no grupo do Araguaia Notícia no WhatsApp e receba notícias em tempo real (CLIQUE AQUI)
Notícias Relacionadas »
Comentários »