Araguaia Notícia  Publicidade 728x90
22/01/2022 às 10h35min - Atualizada em 22/01/2022 às 10h35min

São Félix está em alerta devido a cheia do Rio Araguaia; tem previsão de chuva para região neste final de semana

Araguaia Notícia
G1 MT 
ARAGUAIA NOTÍCIA 


O município de São Félix do Araguaia, a 1.159 km de Cuiabá, recebeu classificação de atenção especial para cheia, depois que o Rio Araguaia registrou 8,09 metros. O nível máximo foi em 1980, quando a marca atingiu 9,80 metros e deixou o município submerso.

O alerta foi emitido na sexta-feira (21/1). Conforme o coordenador da Defesa Civil do Município Ricardo de Cubas, a situação é preocupante, mas ainda sob controle, através de monitoramento diário do nível do Araguaia.

Segundo o secretário, o monitoramento é feito diariamente e há uma atenção especial com a situação na zona rural, inclusive com os projetos de assentamentos. No entanto, apesar do alerta, o secretário afirma que ainda não há necessidade de decretar situação de emergência.

O coordenador destaca que a preocupação não se limita às chuvas locais, mas também com as que ocorrem em outras regiões que alimentam afluentes do Araguaia.

O empresário Delfino Alves, conta que reside na cidade há 45 anos e que a maior cheia foi em 1980, quando o índice fluviométrico chegou a 9,80 metros, deixando a cidade submersa.

O Araguaia

O Rio Araguaia, tem nascente na Serra do Caiapó, próximo ao Parque Nacional das Emas, no município de Mineiros (GO), tem uma extensão de 2.115 km, banhando os estados de Goiás, Mato Grosso, Tocantins e Pará, desembocando no Rio Tocantins, lá no Bico do Papagaio.

Seus principais afluentes são os Rios Água Limpa, Babilônia, Caiapó, Diamantino, Cristalino, Crixá-Mirim, Javaés, das Mortes, do Peixe I, do Peixe II, Pintado, Matrinxã e Rio Vermelho.

Sendo um dos principais cursos de água da região centro-norte do Brasil, é no Araguaia que está localizada a maior ilha fluvial do Mundo, a Ilha do Bananal (19.162km²).

CLIQUE AQUI  e entre no grupo de whatsApp do ARAGUAIA NOTÍCIA e receba informações em tempo real

CLIQUE AQUI e entre no grupo do telegram do ARAGUAIA NOTÍCIA e receba informações em tempo real
 

Araguaia Notícia  Publicidade 790x90


Entre no grupo do Araguaia Notícia no WhatsApp e receba notícias em tempo real (CLIQUE AQUI)
Notícias Relacionadas »
Comentários »