Araguaia Notícia  Publicidade 728x90
18/01/2022 às 10h19min - Atualizada em 18/01/2022 às 10h19min

Cachorrinha foge de casa assustada com barulho dos trovões e está desaparecida

A cadela foi deixada dentro de casa, mas com o barulho do temporal, conseguiu fugir pela janela que possui grades

G1 MT 
ARAGUAIA NOTÍCIA 


Uma cadela da raça Shih-Tzu chamada Lory fugiu de casa assustada com o barulho dos trovões na quinta-feira (12). A família suspeita que ela tenha descido pela estrada onde mora até a BR-251, na região do bairro Jardim Vitória, em Cuiabá.

A tutora da Lory, Kerlene Santana, de 41 anos, contou ao g1 que ela sempre ficava dentro de casa com a janela da sala aberta, porém, com grades. Mesmo assim, o animal fugiu.

“Ela nunca subiu no sofá que fica perto da janela. Nunca fez isso. Mas quando cheguei em casa às 19h30 da noite, ela não estava lá”, disse.

Kerlene explicou que a casa tem um terreno amplo e Lory sempre tinha medo de barulho alto, como trovões e fogos de artifício, por exemplo, e por isso ficava dentro de casa.[Cachorra Lory recebeu uma tosa antes de fugir de casa em Cuiabá — Foto: Reprodução]Cachorra Lory recebeu uma tosa antes de fugir de casa em Cuiabá — Foto: Reprodução

Perturbação aos animais

Em razão da perturbação que o barulho de fogos de artifício causa aos animais e às pessoas com Transtorno do Espectro do Autismo (TEA), alguns municípios de Mato Grosso aprovaram leis proibindo a soltura desses artefatos com barulho.

A lei municipal com este tipo de proibição estão em vigor nos municípios de Cuiabá, Sinop, Rondonópolis e Sorriso. Em todas essas cidades, a fiscalização e apreensão em flagrante pode gerar multa, que pode chegar até R$ 2 mil.

Incidência de raios

Além dos estampidos pirotécnicos que assustam os animais, o estrondo de trovões também pode tirar o sossego dos bichinhos de estimação.

Em 2021, Mato Grosso registrou mais de 18,5 milhões de quedas de raios. Esse aumento representa quase 40% em relação a 2020, com mais de 13,3 milhões de descargas elétricas, segundo dados do painel de monitoramento da concessionária de energia do estado, a Energisa.

CLIQUE AQUI  e entre no grupo de whatsApp do ARAGUAIA NOTÍCIA e receba informações em tempo real

CLIQUE AQUI e entre no grupo do telegram do ARAGUAIA NOTÍCIA e receba informações em tempo real
 

Araguaia Notícia  Publicidade 790x90


Entre no grupo do Araguaia Notícia no WhatsApp e receba notícias em tempo real  CLIQUE AQUI
Notícias Relacionadas »
Comentários »
Araguaia Notícia  Publicidade 1200x90