Araguaia Notícia  Publicidade 728x90
30/05/2014 às 15h02min - Atualizada em 30/05/2014 às 15h02min

SBE realiza o 1º Concurso Internacional de Literatura e Redação Henrique José de Souza

Ezio Calanca Garcia - Editor Geral
Mauro Leslie

A Sociedade Brasileira de Eubiose, em parceria com o Instituto Cultural Brasileiro Ação e Cidadania, com sede em São Lourenço-MG, está realizando o 1º Concurso Internacional de Literatura e Redação Henrique José de Souza, fundador da Instituição e o grande homenageado do evento.

A ação tem por objetivo divulgar o nome daquele que foi um dos maiores pensadores brasileiros, ainda que desconhecido do grande público até a presente data. A idéia dos idealizadores –um dos quais, o escritor goiano Mauro Leslie Mariano, eubiota da Representação de Iporá-GO- é divulgar o nome do Profº Henrique a partir do evento em Nova Xavantina, cidade que abriga um dos três Templos da Instituição, e onde acontecerá a sua Convenção no próximo mês de agosto.


O concurso será em evento fixo, isto é, se repetirá a cada dois anos, coincidindo com a realização da convenção bianual da SBE em Nova Xavantina, como acontece em Parati-RJ com a FLIP - Feira do Livro de Parati, que hoje é referência mundial em Literatura. A ideia é fazer o mesmo com Nova Xavantina

O evento tem o apoio e parceria do Governo do Estado de Mato Grosso, Assembléia Legislativa do Estado, Unemat, Secretaria de Estado da Educação, Secretaria de Estado da Cultura, Governo do Estado de São Paulo, Secretaria do Estado da Educação-SP, Governo do Estado de Goiás, Secretaria de Estado da Cultura-GO, Prefeitura de Nova Xavantina, Prefeitura de Campinápolis, Prefeitura de Barra do Garças, União Brasileira dos Escritores – Secção de Goiás, Bar do Escritor –que possui mais de 300 mil associados e UEG – Universidade Estadual de Goiás.

                                     EDITAL E PREMIAÇÕES

Aberto a todos os países de língua portuguesa, o concurso tem um site –www.concursoliterariohjs.com.br- com todas as informações necessárias disponíveis para os interessados. São cinco categorias literárias em disputa: Redação, Poesia, Recital de Poemas, Conto e Resumo Biográfico do Profº Henrique José de Souza –esta somente para membros da SBE.

As inscrições estão abertas até o dia 24 de junho e as premiações chegam a R$ 10 mil para o 1º colocado na categoria Poesia. A categoria Conto é totalmente dedicada aos Xavantes e Carajás. A categoria Redação é destinada aos alunos desde a nona série do ensino fundamental (antiga oitava série) até o terceiro ano do ensino médio, com o tema “A miscigenação na América do Sul”.

Segundo Mauro, a alta premiação na categoria Poesia tem por objetivo atrair os grandes escritores nacionais, para dar relevância ao concurso.

A categoria Recital de Poemas destina-se aos escritores nascidos ou residentes nas cidades de Nova Xavantina, Barra do Garças, Campinápolis, Água Boa, Canarana, Cocalinho, São Félix do Araguaia e Vila Rica. Todos os trabalhos premiados receberão menção honrosa e serão inseridos em Antologia própria do concurso.

O resultado final do 1º Concurso Internacional de Literatura e Redação Henrique José de Souza será divulgado no dia 09 de agosto próximo, durante a realização da Convenção Bianual da Sociedade Brasileira de Eubiose em Nova Xavantina.

Acesse o site www.concursoliterariohjs.com.br. Voltaremos ao assunto com novas informações. Fique ligado!

Araguaia Notícia  Publicidade 790x90


Entre no grupo do Araguaia Notícia no WhatsApp e receba notícias em tempo real  CLIQUE AQUI
Notícias Relacionadas »
Comentários »
Araguaia Notícia  Publicidade 1200x90