29/12/2021 às 17h24min - Atualizada em 29/12/2021 às 17h24min

Diretoria apresenta balanço das principais ações da gestão do CRECI/MT

Cristiane Guerreiro / Assessoria CRECI - MT
Assessoria CRECI-MT
O presidente do Conselho Regional de Corretores de Imóveis de Mato Grosso, profº Benedito Odário e sua diretoria, já em final de mais uma gestão, faz balanço das principais ações desenvolvidas.
 
Ao assumir a presidência do CRECI/MT, a atual gestão encontrou uma situação financeira agravada, com falta de dinheiro em caixa e dívidas a pagar. A conciliação de débitos, desenvolvida pelo setor financeiro do CRECI, por meio do Programa de Regularização Profissional – PRP, ajudou de forma legal e justa combater a inadimplência. Com a economia dos gastos o CRECI restabeleceu seu poder de compra e, consequentemente, conseguiu realizar melhorias em benefício dos corretores de imóveis.
 
Dentre as principais ações do CRECI/MT que se destacaram a nível nacional e, serviu de referência a outros CRECI’s do país, foram a criação da profissão de perito avaliador e corretor público no Estado de Mato Grosso. Os convênios entre CRECI e Tribunal de Justiça e Tribunal Regional do Trabalho, ampliaram o campo de atuação profissional. Com a expansão da profissão, a gestão atual, presidida por profº Benedito, garantiu muito mais que a função atribuída ao Conselho, que é disciplinar o exercício profissional.
 
Outro ponto alto da atual gestão, foi o reconhecimento a nível nacional do setor de fiscalização. No ano de 2019, o Conselho Federal colocou o CRECI Mato Grosso no ranking da fiscalização, atribuindo o 10º lugar em relação aos demais Conselhos do país.  Em 2021, o CRECI/MT encerra o ano com  2.646 diligências realizadas.
 
A parte pedagógica do CRECI, capacitou mais de 3 mil profissionais no ano de 2021. Os cursos ofertados gratuitamente foram de facebook e instagram para iniciantes, prevenção à lavagem de dinheiro, lucro imobiliário, fotografia imobiliária, documentação imobiliária, como usar a hp12c, inferência estatística, locação e administração de imóveis e avaliação imobiliária, sendo está encerrando com a quarta turma formada no ano de 2021.
 
O setor jurídico do CRECI foi ampliado para prestação do serviço de consultoria jurídica aos corretores de imóveis e empresas imobiliárias referente a divisão de honorários, contratos, direitos e deveres do corretor entre outros assuntos relacionados as atividades de corretor. O setor jurídico também realizou todos os meses audiências de conciliação, que resultou em cerca de 30% de acordos entre as partes. A medida reduziu os processos no âmbito do poder judiciário e desafogou o trabalho da Comissão de Ética e Fiscalização Profissional (CEFISP), que julga os processos disciplinares.
 
Para melhorar a prestação de serviço, a atual gestão do CRECI ampliou a frota. Foram adquiridos veículos novos para o setor de fiscalização, além de mobílias e equipamentos para o uso dos colaboradores da sede e delegacias regionais do Conselho.
 
A criação da sala do corretor foi uma promessa que a atual gestão cumpriu. A sala fica à disposição dos corretores de imóveis para os mesmos realizarem o trabalho, no que tange o atendimento aos clientes e viabilização de informações e documentos via internet. O espaço é equipado com mobília de escritório, computador e ar condicionado.
 
A diretoria do CRECI ampliou o número de convênios com importantes empresas de variados segmentos para beneficiar os corretores, através de descontos significativos na aquisição de produtos e na prestação de serviços. Um dos convênios que facilitou o trabalho do corretor, foi a parceria com a Anoreg, que oportunizou os corretores consultarem, visualizarem e solicitarem certidões, procurações e até fazerem escritura e registro, de forma on-line, junto à CEI-MT, em qualquer cartório do estado, tudo isso sem sair do escritório, otimizando o tempo disponível para concretizar uma transação imobiliária.
 
Segundo o presidente, profº Benedito, o Conselho está organizado, sem dívidas, e com serviços efetivamente prestados. “Minha parte juntamente com minha equipe estamos fazendo. Sempre estivemos focados nas ações de valorização dos corretores de imóveis. É possível realizar ótimos trabalhos se houver vontade e dedicação. Em 2022, o CRECI/MT, continuará com recursos financeiros disponíveis em caixa, e bens patrimoniais, que estão devidamente cadastrados, para realizar ações em prol do corretor”, destacou.
 
Por fim, o presidente, agradece os profissionais corretores de imóveis, e deseja sucesso ao corretor de imóveis Claudecir Contreira e sua equipe, que estará iniciando uma nova gestão frente ao CRECI, que se inicia dia primeiro de janeiro de 2022.
Notícias Relacionadas »
Comentários »

Se a empresa de Água continuar com serviço irregular, o que deve ser feito pelo prefeito? Deixê a sua opinião internauta

1.6%
5.5%
17.7%
75.2%