08/12/2021 às 18h47min - Atualizada em 08/12/2021 às 18h47min

Campanha Natal Premiado chega para aquecer vendas em MT; comércio de Barra do Garças participa

Araguaia Notícia
Araguaia Notícia com informações da Assessoria FCDL-MT

A Federação das Câmaras de Dirigentes Lojistas (FCDL-MT) realizou uma pesquisa para entender o comportamento de compra de uma parcela significativa de consumidores economicamente ativos do Estado e o seu interesse pela Black Friday e Natal. Segundo a pesquisa, quase 76% da população mato-grossense pretende ir às compras neste final de ano, que promete ser o melhor em cinco anos. A campanha Natal Premiado das CDLs está vindo para aquecer as vendas de final de ano em todo o Mato Grosso e aqui em Barra do Garças vários comércios estão inscritos. 

Pesquisa

Foram realizadas 600 entrevistas na primeira quinzena de novembro com abrangência nas cidades das Regiões Central, Médio Norte, Norte, Sul, Leste e Oeste de Mato Grosso.

As campanhas promocionais, por exemplo, tiveram aumento de interesse comparando novembro de 2021 (87%) com novembro de 2020 (66%). Para 73% dos entrevistados, as campanhas são um diferencial na decisão de suas compras ficando como destaque a Geração Z (18 a 26 anos) com 81,5%.

Dos 75,9% que pretendem realizar compras neste fim de ano, 40,9% responderam que irão presentear familiares, 34% irão se presentear, 15,7% irão comprar itens para casa, 6,9% presentearão os amigos e 2,6% gastarão com itens para sua empresa.

Com relação ao local de preferência para compras, 51,4% responderam que optam por ir às Lojas do Centro da cidade. Em segundo lugar ficou a Internet (sites), com 24,9%, que devemos destacar um grande aumento comparado aos últimos anos. Em seguida, os Shoppings Centers com 10,5%, Lojas próximas nos Bairros onde mora 7,1%, Mídias Sociais (Instagram, Whatsapp e Facebook) e 3,3% Outros. Quando analisado por regiões, podemos destacar que a preferência por Lojas do Centro da cidade é liderada pela Região Oeste (68,2%), Lojas de Bairros pela Região Médio Norte (9,9%), Shopping Center por Cuiabá e Várzea Grande (25,7%) e Internet (Sites On-line) pela Região Norte (32%).

BLACK FRIDAY

Questionados especificamente sobre a Black Friday, 59,3% responderam que aproveitarão as promoções e irão as compras nesta ano. Em 2020 o percentual de intenção de compras foi de 54%. Roupas e Calçados foram os itens apurados como os mais procurados na data (28%), seguido por Eletrodomésticos (24,2%), Celulares/Smartphones/Eletrônicos (22,5%), Móveis em Geral (9,7%), Brinquedos/Pelúcias (5,7%), Cosméticos e Perfumes (3,1%) e Outros 6,8%.
 
A Geração que mais pretende comprar é a Z (18 a 26 anos) com 70,3%. Quando nos referimos a renda, a maior pretensão ficou com a de R$ 6.001 a R$ 10.000 (74,1%) e a região destaque com a possibilidade de conseguir maior volume de vendas ficou a Leste com 71,9%.

Já sobre a média de valor que pretendem gastar na Black Friday deste ano ficou em R$ 1.619,52. Aumento real de 20% na disposição de gasto médio quando comparado com 2020. Neste item destacamos a Região Norte com a média de R$ 1.784,00 seguida pela Região de Cuiabá e Várzea Grande com média de R$ 1.696,32, Região Médio Norte R$ 1.655,05 e Região Oeste R$ 1.442,86.

NATAL

Já exclusivamente sobre o Natal, 64% disseram ir às compras. Para essa data, os produtos mais procurados pelos entrevistados são Roupas e Calçados (55,3%), Brinquedos/Pelúcias (21,4%) brinquedos/pelúcias, Eletrodomésticos (4,9%), Cosméticos e Perfumes (2,9%), Acessórios (2,9%), Celulares/Smartphones/Eletrônicos (2,4%), Itens de decoração para casa (2,2%), Móveis em Geral (1,8%), Livros (0,6%), Viagens (0,2%), Artigos Esportivos (0,2%) e Outros (5,3%).

A média de valor que pretendem gastar este ano ficou em R$ 1.016,14. Aumento real de 18,5% na disposição de gasto médio quando comparado com 2020. Aumento puxado por 55% que pretendem gastar mais que no ano passado. A média de presentes/produtos ficou em 5 por pessoa.

A Região de Cuiabá e Várzea Grande foi a que apresentou a maior pretensão de compras pelos consumidores com 75,7%, seguida pela Região Sul (67,5%) e Região Oeste (66,7%).

CLIQUE AQUI  e entre no grupo de whatsApp do ARAGUAIA NOTÍCIA e receba informações em tempo real

CLIQUE AQUI e entre no grupo do telegram do ARAGUAIA NOTÍCIA e receba informações em tempo real
 
VIAGENS E CONFRATERNIZAÇÃO

Dos entrevistados, 19,7% relataram que pretendem viajar neste final de ano, sendo 30,3% dentro de Mato Grosso e 69,7% para outros Estados. Já referente a Confraternização, neste ano 69% pretendem confraternizar e o local pretendido é na cidade que mora com 83,5%.

EXPECTATIVAS 2022

Na oportunidade, o Núcleo de inteligência de mercado apurou as expectativas para a economia do ano vindouro. O resultado foi otimista, com 61% dizendo que vai melhorar. A geração mais otimista é a X (42 a 55 anos) com 71,6%. As pessoas com faixa de renda mais otimista foi a de R$ 3.000 a R$ 6.000 (69,40%). A Região Oeste apresentou um otimismo acima da média (68,6%).  

“O momento vivenciado atualmente é de mais confiança e otimismo quando comparado com o ano passado e esse sentimento tem se transformado em resultados mais positivos para a economia. A pesquisa nos apresentou vários aspectos, dentre eles o aumento real de valores gastos tanto para a Black Friday quanto para o Natal. Um ponto que precisamos observar é a confiança do consumidor com a Black Friday, já que o espaço referente ao volume de vendas de fim de ano tem aumentado; 67,4% da população economicamente ativa pretende antecipar alguns itens do que comprariam no Natal, principalmente eletrodomésticos, celulares, smartphones e eletrônicos.

Por ser uma pesquisa Estadual tivemos a oportunidade de conhecermos um pouco mais de cada região quanto ao perfis de consumidores existentes, esse é um ponto importante para que os empresários locais possam elaborar estratégias comerciais e de marketing de forma ainda mais assertivas, porém uma ação certa é a Campanha de Natal Premiado CDL que está disponibilizando muitos prêmios para os clientes concorrerem e ficou comprovada a sua importância para a economia local, já que a maioria dos consumidores gosta de participar de ações como essa e também considera como diferencial na decisão de compras”, avaliou o superintendente da CDL Cuiabá, Fábio Granja.
Notícias Relacionadas »
Comentários »

Se a empresa de Água continuar com serviço irregular, o que deve ser feito pelo prefeito? Deixê a sua opinião internauta

1.3%
5.4%
17.9%
75.4%