Araguaia Notícia  Publicidade 728x90
28/11/2021 às 09h45min - Atualizada em 28/11/2021 às 09h45min

AMM orienta prefeituras de MT a não realizarem Réveillon e Carnaval em respeito aos mortos da Covid e o risco da volta da pandemia

Araguaia Notícia
Reportagem: RD News
ARAGUAIA NOTÍCIA 


Por respeito aos mortos em decorrência da covid-19 e economia, o presidente da Associação Mato-grossense dos Municípios (AMM), Neurilan Fraga, afirma que vai emitir uma orientação às prefeituras para que não façam as festas de Réveillon para a virada do ano e o Carnaval em 2022. “A partir do ano que vem, vamos precisar de muita receita”, avalia.

A fala foi feita na manhã de sexta (26/11), durante evento para lançamento do maior parque multieventos da América Latina, o Parque NoMato Grosso, na MT-251.

Neurilan lembra que ainda não estamos livres do coronavírus. “Nossa vacinação ainda está em patamar razoável. Ainda precisamos avançar mais. A AMM tem uma posição muito clara de que as prefeituras não realizem festejos até mesmo em respeito às pessoas que faleceram”, disse.

De acordo com dados do Governo, divulgados no boletim de desta quinta (25), 13.933 mato-grossenses morreram em decorrência da covid-19, em um universo onde mais de 552 mil pegaram a infecção. Já segundo o Consórcio de Imprensa, 70,49% da população já recebeu a primeira dose e 54,66% já estão totalmente imunizados com as duas doses ou a dose única da Janssen.

“Estamos expedindo recomendação técnica para que os municípios não realizem Carnaval no ano que vem e, se puderem também, não realizarem festas que aglomerem pessoas no final de ano e que possam comemorar a passagem de ano de outra forma, evitando a aglomeração”, disse.

CLIQUE AQUI; Participe do grupo de WHATSAPP do ARAGUAIA NOTÍCIA e receba informações em tempo real

CLIQUE AQUI: Participe do grupo do TELEGRAM do ARAGUAIA NOTÍCIA e receba informações em tempo real

Secretário pede paciência

O secretário de Estado de Saúde, Gilberto Figueiredo, também enfatiza que as festas de carnavalescas promovem muita aglomeração e ainda, neste momento, com a retorno da covid na Europa e na África o melhor é ter prudência e fazer um “sacrifício pela saúde da população”.

A Europa explodindo caso para todos os lados. Novas variantes surgindo na África e nós pensando aqui em fazer eventos dessa natureza. Qual a parte da população vacinada que nos dá tranquilidade [para fazer eventos]? Nós precisamos ter 90% da população vacinada. No caso de Mato Grosso, nós estamos em 65%. E isso não é uma garantia de que nós não podemos ser afetados”, ressalta ele.

O titular da Saúde de Mato Grosso faz um apelo à população para que busque a vacinação e, inclusive, as doses de reforço para evitar que uma quarta onda da covid chegue também ao Estado.

“Não queremos de jeito nenhum uma nova onda, por isso vou fazer um apelo à população para buscar a vacina, inclusive a dose de reforço que já vai estar disponível. Uma nova onda na pandemia significa um grande sacrifício econômico a todos, porque gera distorção na saúde, na segurança e na educação. Nós queremos isso? Será que nesse momento não dá para ter um pouquinho mais de paciência”, indaga ele.

Segundo ele, não é possível descuidar ainda e o controle, seguindo as normativas de biossegurança (máscara, álcool em gel e distanciamento), deve continuar em todos os lugares para proteção coletiva da população.

Araguaia Notícia  Publicidade 790x90


Entre no grupo do Araguaia Notícia no WhatsApp e receba notícias em tempo real  CLIQUE AQUI
Notícias Relacionadas »
Comentários »
Araguaia Notícia  Publicidade 1200x90