26/11/2021 às 23h15min - Atualizada em 26/11/2021 às 23h15min

André Bernardes é reeleito presidente da subseção da OAB de Barra do Garças

E depois de quase 30 anos, uma mulher se elege presidente na seccional de MT com Gizela Cardoso

Araguaia Notícia
André Bernardes reeleito na Barra e Gizela Cardoso para seccional de MT da OAB
O advogado André Bernardes foi reeleito, na sexta-feira (26/11), presidente da subseção da Ordem dos Advogados do Brasil (OAB) na cidade de Barra do Garças, no leste de Mato Grosso, para mais três anos. André obteve 218 votos com a chapa OAB Forte, Avanço Constante. Já o candidato, advogado Domingos Sávio, que já foi candidato a prefeito em Barra do Garças no ano passado, conseguiu 108 votos com a chapa OAB para Todos e ficou na segunda colocação.

Dos 403 advogados aptos a votarem, 328 votos nominaram os votos na eleição de sexta-feira. Cinco votaram em branco e cinco anularam o voto, totalizando 338 votos.

Já para seccional da Ordem dos Advogados do Brasil (OAB) em Mato Grosso, a chapa vitoriosa foi da advogada Gisela Cardoso e para conselheiros estaduais da seccional, aqui em Barra do Garças, foram eleitos, os advogados Leonardo da Mata e Cleri Rezende. Gizela obteve 4.632 votos.

“Obrigada. Muito obrigada é o que posso dizer neste momento. Agradeço imensamente a cada um dos advogados e advogadas que foram às urnas hoje e votaram em mim. Aliás, a cada um de vocês que esteve comigo nesta jornada. É por vocês que estou aqui e é por vocês, pela nossa advocacia, que estarei como presidente pelos próximos três anos”, afirmou após o resultado oficial.

Com a vitória, Gisela Cardoso rompe um hiato histórico de quase 30 anos. É que a primeira – e até então única – presidente foi Maria Helena Póvoas. Hoje, Póvoas é presidente do Tribunal de Justiça de Mato Grosso e, na OAB-MT, a magistrada assumiu a gestão no biênio 1993/1995 e também no triênio 1995/1997.

De lá para cá, muitas foram as mudanças no mundo e também na advocacia. Só neste ano, seccionais dos estados de São Paulo, Santa Catarina e Paraná, por exemplo, terão presidentes mulheres.

“Me sinto honrada e vivendo um momento único na nossa história, na história das mulheres advogadas. É por isso que nosso bordão “Agora é Ela” pegou: porque ele não diz respeito a mim, Gisela, e sim a todas nós mulheres, a todas e todos nós que lutamos por uma advocacia valorizada e respeitada”, completou.



NÚMEROS DA ELEIÇÃO – Segundo a Comissão Eleitoral da OAB-MT, no total, 8.868 votos foram contabilizados via urnas eletrônicas. Destes, 4.632 votaram na Chapa 1; 3.995 na Chapa 2. Ainda foram 126 votos brancos e 115 votos nulos.

QUEM É GISELA CARDOSO? – Gisela Cardoso é advogada atuante há 20 anos em Mato Grosso. Ela é sócia do escritório Cardoso e Cardoso Advogados e a atual vice-presidente da Ordem dos Advogados do Brasil – Seccional Mato Grosso (OAB-MT) – gestão 2019/2021.

Gisela também foi secretária-geral da OAB-MT na gestão 2016/2018. É especialista em Direito Empresarial, membro da Comissão Nacional de Estudos Constitucionais e foi professora universitária de 2007 a 2018.

Gisela Cardoso atua fortemente na Seccional de Mato Grosso há anos para defender as prerrogativas e honorários advocatícios. Além de ter sido secretária e ser a atual vice-presidente, a advogada iniciou seu caminho na Ordem participando ativamente em comissões e, posteriormente, como relatora do Tribunal de Ética e Disciplina (TED).
Gisela conhece todas as 29 subseções mato-grossenses e participou de dezenas de eventos de temáticas diversas da advocacia ao longo de sua jornada na OAB-MT.

CLIQUE AQUI; Participe do grupo de WHATSAPP do ARAGUAIA NOTÍCIA e receba informações em tempo real

CLIQUE AQUI: Participe do grupo do TELEGRAM do ARAGUAIA NOTÍCIA e receba informações em tempo real

A DIRETORIA – Além de Gisela, a diretoria da Seccional de Mato Grosso será composta ainda do vice-presidente Guimarães Júnior “For”; do secretário-geral Fernando Figueiredo; da secretária-geral adjunta Adriana Tanssini; e do diretor-tesoureiro Helmut Daltro.
 
A votação em Barra do Garças aconteceu das 9 às 17 horas (horário de Mato Grosso) na sede da OAB.  

A comissão eleitoral que conduziu o processo eleitoral na Barra foi presidida pelo advogado Danilo Jardim Lopes; membros: Adelmo Oliver, Victor Hugo, José Américo, Monica Tijola e Jackeline Rodrigues Santos.

Lembrando que André Bernardes, que já foi policial militar e deixou a carreira militar para se tornar a advogado, venceu a primeira eleição da subseção da OAB de Barra do Garças com 133 votos superando na época as chapas de Paulo Lacerda que teve 94 votos e de Rodrigo Queiroz com 92 votos.

O mandato da OAB-BG é para 3 anos.
Notícias Relacionadas »
Comentários »

Se a empresa de Água continuar com serviço irregular, o que deve ser feito pelo prefeito? Deixê a sua opinião internauta

1.3%
5.4%
17.9%
75.4%