Araguaia Notícia  Publicidade 728x90
09/11/2021 às 15h33min - Atualizada em 09/11/2021 às 15h33min

Câmara de vereadores discute trânsito e poluição sonora em Barra do Garças

Deógenes Nogueira / Assessoria
Câmara Municipal de Barra do Garças
Foto: Câmara Municipal de Barra do Garças
Nesta segunda-feira, 08 de Novembro, ocorreu na sede da Câmara Municipal de Barra do Garças, a sessão ordinária que contou com a discussão de projetos de lei e reivindicações colocados em plenário pelos vereadores.

Com o intuito de divulgar o evento intermunicipal de ciclismo que acontecerá nos dias 13 e 14 de Novembro, o vereador Secreta Bike ressaltou a importância da valorização deste esporte que vem crescendo continuamente na cidade de Barra do Garças. Tal investimento envolve ações do poder executivo como o asfaltamento de algumas vias esburacadas da cidade, bem como a construção de uma ciclovia que garanta a segurança do praticante de ciclismo.

A ação da câmara municipal da realização de um tour pelos bairros e Distritos da cidade com audiências para discutir o Plano Plurianual 2022/2025 (PPA) e a Lei Orçamentária Anual (LOA) foi amplamente elogiada por Dr. Neto, vereador que esteve presente nas audiências do sábado, dia 06, nos Distritos de Indianópolis, Taba Azul e Vale dos Sonhos.

A comissão, liderada pelo vereador Paulo Bento, escutou a população que trouxe críticas, sugestões e reclamações que devem ser incluídas no PPA, para serem votadas no dia 06 de Dezembro.

Outra importante questão levantada por Dr. Neto no plenário foi referente ao trânsito de Barra do Garças. Segundo o parlamentar, o trânsito do município está abandonado, sendo considerado um dos mais perigosos do país em função do alto volume de carros de variados portes nas ruas e da ausência de ações educativas para os motoristas.

Ainda segundo o vereador, o trânsito caótico compromete o comércio local e dificulta a circulação de pedestres pelas calçadas. Como proposição, o vereador sugere a criação de um Gabinete de Gestão Integrada para discutir a contratação de um especialista em trânsito que possa encontrar a melhor solução para a atual situação das vias de Barra do Garças.

O vereador Jairo Gehm dirigiu sua fala para alertar sobre a poluição sonora ocasionada por som automotivo muito recorrente em Barra do Garças. Jairo afirmou que as medidas de denúncia e fiscalização de som não são efetivas porque não existe um aparelho de decibelímetro (ou sonómetro), que mede o nível de pressão sonora para aferir o quão intenso é o som.

Além disso, as pessoas que ligam para os órgãos competentes para fazer a denúncia preferem não se identificar, de modo a inviabilizar a caracterização de contravenção penal por perturbação do sossego ou trabalho alheio.

O vereador propõe a alocação de parte da renda destinada pelo poder público à Polícia Militar na compra do decibelímetro, que custa em média R$400,00, para garantir que os direitos dos cidadãos sejam assegurados, evitando que a cidade perpetue a alcunha de “Farra do Garças”.

O presidente da comissão que está levando a câmara até os bairros de Barra do Garças, Paulo Bento, discursou a respeito da ação que irá levar 6 audiências até 04 de Dezembro, por diversos bairros da cidade, demonstrando um sentimento de gratidão por todos os profissionais que tornaram o evento possível. 

O evento que tem por nome “Câmara em Ação” tem como objetivo colher as sugestões da sociedade através do contato direto dos vereadores com a população. Como resultado, até agora foram apresentadas 51 sugestões.

Paulo Bento parabenizou a comissão composta pelos servidores Deógenes, Cristiano, Wanusa, Edson, Francielly, Karolliny, Léia e muitos outros servidores que contribuíram direta e indiretamente na realização deste evento. 

O vereador também destacou a ação do professor Elias que palestrou sobre o Novembro Azul, trazendo para o evento a conscientização sobre a importância da prevenção ao câncer de próstata, além dos profissionais de saúde que estavam no local realizando exames de pressão, glicemia, entre outros.

A próxima audiência será realizada em Toricueije, às 13h, no próximo sábado dia 13 de Novembro. A última audiência vai ocorrer na Câmara Municipal, no centro da cidade, para realizar a votação do PPA e o debate sobre o orçamento anual.

Araguaia Notícia  Publicidade 790x90


Entre no grupo do Araguaia Notícia no WhatsApp e receba notícias em tempo real  CLIQUE AQUI
Notícias Relacionadas »
Comentários »
Araguaia Notícia  Publicidade 1200x90