Araguaia Notícia  Publicidade 728x90
07/11/2021 às 10h04min - Atualizada em 07/11/2021 às 10h04min

No dia do radialista uma lembrança do início da profissão aqui em Barra do Garças

Uma foto de 35 anos nos leva a viajar pelo tempo e retornar em 1986 quando entrou no ar a Rádio Difusora 760 AM

Araguaia Notícia
Pedro Porto (já falecido), Ronaldo Couto, Pedro Mesquita (já falecido) e Antônio Carlos Varajão, na Difusora em 1986.
Neste domingo, 7 de novembro, comemora-se o Dia do Radialista e quero aqui cumprimentar e parabenizar todos os radialistas de Barra do Garças-MT, Aragarças-GO, Pontal do Araguaia e de todo o Brasil.

Aproveito para fazer esse recorte histórico do rádio barra-garcense. Nessa foto, em 1986, aparecem o diretor artístico da Rádio Difusora AM (hoje Jovem Pan FM), Pedro Porto (já falecido e que foi o meu professor na comunicação), o radialista Pedro Mesquita (também já falecido, excelente profissional); e claro eu (Ronaldo Couto) iniciando a minha carreira com 15 anos de idade e o radialista/empresário Antônio Carlos Varajão (um grande incentivador da minha carreira e amigo) preparando detalhes de mais uma jornada esportiva. #TBT direto do baú da saudade.

“Ser radialista e ajudar as pessoas, foi a melhor opção que fiz na vida e hoje estou em paz comigo mesmo, com 35 anos de carreira, pronto para mais 35 anos, se Deus quiser”, destacou Ronaldo Couto. Destacando que a primeira rádio de Barra do Garças, foi Aruanã, aberta em 1978. A Difusora foi a segunda emissora que entrou no ar em 1986.

No Brasil, enfatizando, tem duas datas para comemorar o dia do radialista: 7 de novembro e 21 de setembro.
Isso acontece porque o dia já era comemorado em setembro até que a lei nº 11.327, de 24 de julho de 2006, instituiu a nova data.

Esta data homenageia o profissional responsável em apresentar os programas e informativos radiofônicos, que entretêm os ouvintes com suas características vozes marcantes.

Origem do Dia do Radialista

A data oficial para a comemoração do Dia do Radialista é uma homenagem ao compositor, músico e radialista Ary Barroso, que nasceu em 7 de novembro de 1903.

No entanto, popularmente os radialistas ainda celebram o dia 21 de setembro, que se refere à data da criação da lei que fixava o salário base para estes profissionais, em 1943, durante o governo de Getúlio Vargas.

Os radialistas ainda comemoram o Dia Mundial do Rádio, celebrado internacionalmente em 13 de fevereiro. Com informações do Calendarr.
 

Araguaia Notícia  Publicidade 790x90


Entre no grupo do Araguaia Notícia no WhatsApp e receba notícias em tempo real  CLIQUE AQUI
Notícias Relacionadas »
Comentários »
Araguaia Notícia  Publicidade 1200x90