Araguaia Notícia  Publicidade 728x90
25/10/2021 às 14h36min - Atualizada em 25/10/2021 às 14h36min

Governador Mauro Mendes sanciona lei e Pontal do Araguaia vira a capital do pequi em Mato Grosso

Araguaia Notícia
O governador Mauro Mendes sancionou o projeto de lei de autoria do deputado estadual Thiago Silva e o estado de Mato Grosso passa a ter a "Capital Estadual do Pequi", que é a cidade de Pontal do Araguaia na divisa com Goiás. O título foi conferido ao município pela lei 11537/2021.
 
"Fica conferido ao Município de Pontal do Araguaia o título de Capital Estadual do Pequi. Esta Lei entra em vigor na data de sua publicação".

Thiago Silva entrou com esse projeto atendendo ao pedido do vereador Vinicius Medeiros, o Vini Jack.
 
Segundo levantamento realizado pela EMPAER, a cidade pontgalense possui mais de 15.600 pés da fruta, distribuídos por mais de 200 hectares do município, motivo que torna o local um expoente na produção desta fruta típica da região.
 
Conforme decreto estadual, o pequizeiro é considerado uma das árvores símbolos de Mato Grosso, representando o bioma cerrado. É uma frutífera que representa os costumes, tradição, culinária e é muito utilizada para recuperar áreas degradadas.
 
O município realizará neste ano a 1ª Festa do Pequi, em dezembro, buscando alavancar ainda mais a produção local. A Festa é uma iniciativa também do Vereador Vinicius. O prefeito Adelcino Lopo informou que lançará a festa do pequi neste final de semana cujo evento promete entrar no calendário festivo do Vale do Araguaia.
 

Araguaia Notícia  Publicidade 790x90


Entre no grupo do Araguaia Notícia no WhatsApp e receba notícias em tempo real (CLIQUE AQUI)
Notícias Relacionadas »
Comentários »