Araguaia Notícia  Publicidade 728x90
22/10/2021 às 17h33min - Atualizada em 22/10/2021 às 17h33min

Passaporte da vacina é estudado em Barra do Garças

Araguaia Notícia / Matheus Lôbo
Araguaia Notícia
Frasco de vacinas aplicadas no Brasil - Foto: Cristine Rochol/PMPA/Divulgação
Em uma breve entrevista ao site Araguaia Notícia nesta sexta-feira, 22/10, o secretário municipal de saúde de Barra do Garças - MT, Adilson Tavares, confirmou que a equipe técnica está estudando a possibilidade da implantação do chamado passaporte de vacinação para locais que gerem aglomerações, como bares e restaurantes. Diversas cidades do Brasil, como Rio de Janeiro, já adotam a medida.

“A nossa equipe acha que é uma coisa viável, mas ainda não batemos o martelo. Nossa equipe técnica ainda está estudando a situação para ver o que a gente define”, ressalta.

Passaporte é motivo de debate

O passaporte da vacina é visto por especialistas como uma das medidas de incentivo à vacinação, além de uma forma maior de controle da pandemia. No Boletim Observatório Covid-19, divulgado no ínicio de outubro, a instituição defendeu que o passaporte é uma importante estratégia no combate à pandemia e no incetivo à vacinação. "Medidas de saúde pública, como o passaporte de vacinas, constituem, neste momento, uma das formas de estimular e ampliar a vacinação, além da disponibilidade de vacinas, sendo necessária a implantação de diretrizes nacionais que possibilitem ampliar este processo que está em curso e reduzir a judicialização", informa o documento.

Segundo dados divulgados pela Confederação Nacional de Municípios, a CNM, em setembro havia 249 cidades no Brasil que exigiam a vacinação completa para a entrada em bares, restaurantes, entre outros estabelecimentos que geram aglomeração.

No entanto, em uma votação ocorrida na Assembleia Legislativa de Mato Grosso, na última quarta-feira, 20/10, os deputados aprovaram a proibição do passaporte de vacina no estado. O projeto de autoria da deputada Janaína Riva ainda vai passar por uma segunda votação na casa de Leis.

Araguaia Notícia  Publicidade 790x90


Entre no grupo do Araguaia Notícia no WhatsApp e receba notícias em tempo real  CLIQUE AQUI
Notícias Relacionadas »
Comentários »
Araguaia Notícia  Publicidade 1200x90