Araguaia Notícia  Publicidade 728x90
15/10/2021 às 16h18min - Atualizada em 15/10/2021 às 16h18min

Secretaria de Saúde de Barra do Garças inicia mutirão do Outubro Rosa com exames preventivos

E atenção o atendimento no sábado (17/10) será das 08 às 12 horas

Araguaia Notícia
Na manhã de sexta-feira (15/10), dando continuidade às ações relacionadas à campanha de Outubro Rosa, a Secretaria de Saúde de Barra do Garças iniciou um mutirão da saúde com instruções para o autoexame, mamografia, ultrassom das mamas e exames citopatológicos, em prol da saúde feminina e da prevenção do câncer de mama, voltado para as mulheres do município.

Tais ações estão sendo realizadas no antigo CECAP, próximo ao Chiquinho Sorvetes, e serão retomadas no período da tarde, das 13h00 às 17h00, e se estenderão até amanhã (16), das 08h00 às 12h00.

Também foi realizada durante o mutirão uma palestra explicativa e orientativa sobre os cuidados com a saúde feminina, ministrada pela enfermeira Jheynny Sousa, Mestra em Ciências da Saúde e doutoranda em Ciências da Saúde pelo Programa de Pós Graduação em Enfermagem da Universidade Federal de São Carlos (UFSCar).

Além dos exames e da palestra que foram realizadas nesta manhã, o músico local conhecido como Ronaldo Violino, estava presente e fez uma apresentação musical, em homenagem às mulheres e aos profissionais da saúde do município barra-garcense.

Estavam presentes na ocasião o prefeito municipal, Dr. Adilson, a primeira-dama e secretária de Assistência Social, Leila Batista, o secretário de Saúde, Adilson Tavares, e o chefe de gabinete, Ubaldino Rezende.

"Queremos prestigiar e parabenizar todos os profissionais de saúde pelo empenho em realizar essas ações. Esses mesmo profissionais que estão sempre conosco e estiveram na linha de frente da Covid-19 nos piores momentos e têm sido tão essenciais para enfrentarmos essa pandemia, agora estão retomando as atividades regulares em outras áreas para continuar atendendendo e cuidando de nossa população", declara o secretário de Saúde, Adilson Tavares.

O mutirão contou também com o sorteio de uma diversidade de brindes e um café da manhã, destinado para as mulheres que estavam no local para realizar os exames referentes aos cuidados e a prevenção do câncer de mama e também do câncer de colo de útero.

A enfermeira Jheynny Sousa comentou que é extremamente importante que as mulheres fiquem atentas às instruções de autoexame e aos sinais que o corpo apresentar, tais como: nódulo na mama, deformação ou alteração no contorno da mama, retração ou desvio do mamilo, saliência ou reentrância da pele da mama, vermelhidão em torno do mamilo ou da auréola, perda de sangue ou derrame pelo mamilo, caroço duro na axila.

Recomenda-se que o autoexame seja realizado uma vez ao mês e, caso algum destes sinais apareça, procure ajuda médica imediata. E relembramos que o exame de mamografia é voltado somente para mulheres acima de 40 anos e o exame de colo de útero é aconselhável a partir da primeira relação sexual.

Araguaia Notícia  Publicidade 790x90


Entre no grupo do Araguaia Notícia no WhatsApp e receba notícias em tempo real (CLIQUE AQUI)
Notícias Relacionadas »
Comentários »