14/10/2021 às 16h30min - Atualizada em 14/10/2021 às 16h30min

Prefeitura realiza ação para limpar rios Araguaia e Garças que pedem socorro em Barra do Garças

Os rios Araguaia e Garças sofrem com ação devastadora do homem. Atividade foi no feriado dia (12) e contou com dezenas de participantes

Lucas Iglesias / Assessoria Secretaria de Cultura BG
ARAGUAIA NOTÍCIA
Fotos: Edevilson Arneiro
Aconteceu na manhã de terça-feira (12/10), a limpeza nos perímetros urbanos dos rios Garças e Aragarças. A atividade é parte da ação “O Araguaia Vive… E o Garças Também”, organizado pela prefeitura de Barra do Garças, na gestão Dr. Adilson, por meio da Secretaria de Cultura, Secretaria de Turismo, Secretaria de Meio-Ambiente, juntamente com os parceiros Sema, Corpo de Bombeiros, Pousada Sol do Araguaia, Master Clean, André Caiaques, Associação Ciranda e o grupo  Desafio do Lixo. 

As ações do projeto iniciaram na sexta-feira (08), com atividades voltadas para os alunos da escola municipal João Alves e da escola Interativa Coopema. Os estudantes tiveram palestras sobre a importância da preservação ambiental e logo após, realizaram uma limpeza simbólica ao redor do Porto do Baé e ainda plantaram mudas pelo local.

Já na segunda-feira (11), aconteceu uma live com a dupla Eudes e Candinho, que cantaram sobre o Araguaia e também alertaram para a preservação dos nossos rios, que sofrem a cada ano e precisam de ações para que eles sigam vivos. A apresentação foi realizada na Pousada Sol do Araguaia e encantou o público virtual, que acompanhou por meio das páginas da dupla.

“Uma ação como essa é fundamental, por isso reunimos diversos parceiros para tornar possível. E não para por aí. Vamos seguir realizando novas atividades em busca da preservação dos nossos rios, que são nossas riquezas”, explica Alessandro Matos, Secretário de Cultura de Barra do Garças.

E para finalizar, na terça (12), foi realizada a descida, com aproximadamente 20 caiaques, que realizaram as trilhas ecológicas e fizeram a limpeza no entorno dos rios. “Preservar as nossas águas, alertar, chamar a atenção e trazer para a população os impactos das nossas ações, foi o que me motivou a estar aqui hoje”, diz André Jones, parceiro na organização do evento.

A Secretária de Turismo, Jéssika Hirata, garante que estas ações não terminarão por aqui: “Teremos sempre atividades com esse intuito de preservação. Temos uma cidade linda, mas também é preciso fazer esse trabalho protetivo para garantir essas belezas para as próximas gerações”, confessou.

Opinião compartilhada por Clerismar de Oliveira, Secretário de Meio Ambiente: “Os nossos rios devem ser preservados. E não apenas hoje, essa ação deve ser contínua. Nós estamos fazendo esse alerta, agora é a população abraçar a causa e juntos buscarmos melhores soluções”. 

Segundo Alessandro Matos, o intuito foi apresentar para a sociedade como é possível fazer a diferença: “Temos nossas responsabilidades, assim como outros setores têm. Por isso é importante essa atenção em cima de ações como essa. Tudo que fazemos tem um impacto e temos que ter a consciência que esse impacto será de maneira positiva”, concluiu.
Notícias Relacionadas »
Comentários »

Se a empresa de Água continuar com serviço irregular, o que deve ser feito pelo prefeito? Deixê a sua opinião internauta

1.1%
4.9%
17.6%
76.5%