Araguaia Notícia  Publicidade 728x90
11/10/2021 às 17h07min - Atualizada em 11/10/2021 às 17h07min

Evento homenageia pioneiros nordestinos de Barra do Garças

Noite de sexta-feira (08) é marcada por emoção e aplausos no anfiteatro Fernando Peres

Lucas Iglesias/ Assessoria Secretaria de Cultura BG
ARAGUAIA NOTÍCIA
Foi realizada na noite de sexta-feira (08), no anfiteatro Fernando Peres de Farias, uma homenagem organizada pela prefeitura de Barra do Garças, na gestão Dr. Adilson, por meio da secretaria de Cultura, juntamente com o Centro de Tradição Nordestina (CTN), que emocionou os presentes, além de contar muito da história desse povo pioneiro em Barra do Garças. Foram entregues diplomas e um troféu para 35 famílias nordestinas que residem aqui.

O evento alusivo a Semana Nordestina, contou com a participação de quase uma centena de pessoas, que por lá estiveram para receberem os merecidos aplausos após tanta luta. “São quase 300 famílias tradicionais em nossa cidade, de nordestinos que aqui chegaram há quase cem anos atrás. Hoje homenageamos 35. Ano que vem serão mais 100 e assim por diante. Valorizar a memória e exaltar os descendentes daqueles que deram sangue e suor por nossa terra e para cá vieram superando inúmeras dificuldades. Justa homenagem e reconhecimento”, afirma Alessandro Matos, secretário municipal de Cultura.

Além das homenagens, apresentações culturais marcaram a noite. A dupla Eudes e Candinho, abriu o evento, com o hino de Barra do Garças, o que já deixou os presentes animados com a tradicional canção conhecida por todos. Ainda aconteceu a apresentação do grupo Abadá Capoeira, que levou para o palco um espetáculo lúdico e muito movimentado, além de bem sincronizado e artístico. E ainda, o ator João Luiz do Couto, encerrou o evento ao fazer uma apresentação com toques de humor.

“O povo nordestino merece ser reconhecido pelo seu esforço. Essa semana é especial para todos nós que por aqui fazemos nossa vida e ter esse reconhecimento público, faz toda a diferença. É importante valorizar quem aqui está e quem luta para que sejamos cada vez melhores”, explica Erivaldo Matos, presidente do CTN. 

Após quase duas horas de músicas, homenagens, danças e apresentações teatrais, o saldo foi de alegria e felicidade dos presentes. “Ver pessoas tradicionais da nossa terra, como o Baiano Doido, todo feliz no palco recebendo seu diploma é gratificante. É um passeio pela história. A cada nome que chamávamos para entregar o troféu, era uma coleção de memórias nas nossas cabeças. Fazer parte desse momento é fantástico”, ressalta Alessandro Matos.

O evento também contou com a participação do vice-prefeito de Barra do Garças, e também homenageado da noite, Sivirino Santos e do Deputado Estadual pelo estado de Mato Grosso, João Batista.

 

Araguaia Notícia  Publicidade 790x90


Entre no grupo do Araguaia Notícia no WhatsApp e receba notícias em tempo real  CLIQUE AQUI
Notícias Relacionadas »
Comentários »
Araguaia Notícia  Publicidade 1200x90