Araguaia Notícia  Publicidade 728x90
28/09/2021 às 16h27min - Atualizada em 28/09/2021 às 16h27min

Morre em Aragarças aos 105 anos um dos homens mais velhos do Araguaia

Pioneiro que chegou para trabalhar no garimpo no Rio Araguaia, Martins teve 13 filhos e uma história impressionante

Araguaia Notícia
Aqui quando ele estava com 100 anos recebendo a reportagem do site Araguaia Notícia na casa dele
Faleceu na noite de segunda-feira (27/9), no Hospital Getúlio Vargas, um dos homens mais velhos da região do Vale do Araguaia (na divisa de MT e GO), o pioneiro Martins Basílio de Sousa, de 105 que foi destaque aqui no site Araguaia Notícia no dia 26 de julho de 2016 quando completou cem anos e fez uma demonstração de sua vitalidade e alegria ao demonstrar afazeres de casa que ele conseguia realizar mesmo se tornando um homem centenário.

No dia 16 de agosto passado, ele completou 105 anos e se tornou um dos homens mais velhos da região. Que o site Araguaia Notícia tem conhecimento só tem mais uma pessoa com essa idade aqui na região, o senhor Raimundo apelidado de Bracinho Duro devido a derrame no braço, que também completou 105 anos.

A história deste maranhense, sr Martins, merece todo o carinho da população da região de Aragarças e Barra do Garças. Ele chegou no Rio Araguaia antes mesmo da construção das pontes em 1955 ligando Mato Grosso e Goiás e aqui criou uma família numerosa com treze filhos, 34 netos, 54 bisnetos e três tataranetos.

Martins conta com orgulho que foi na beira do rio Araguaia que conseguiu o sustento inicial para família e depois disso trabalhou no campo inclusive sendo domador de burro bravo. “Meu pai nunca caiu de um burro bravo”, destaca o filho.

Mas foi no garimpo perto do Areia, que o senhor Martins pegou na década de 80 uma pedra de diamante de 5 quilates que valeria hoje em torno de 300 mil reais e com este dinheiro ele comprou uma casa dando mais conforto para família.

E nesta manhã de terça-feira, o prefeito de Aragarças, Ricardo Galvão, e a esposa, a primeira-dama Raqueline Galvão, estiveram na casa do sr Martins para deixar as condolências à família enlutada.

Martins Basílio de Sousa, nasceu em 16 agosto de 1916 em Carolina do Maranhão, veio de barco para garimpar em Baliza-o no ano de 1932, junto com seus cinco irmãos.

Acompanhe a reportagem do site Araguaia Notícia fez com o sr Martins: Pioneiro completa 100 anos e demonstra vitalidade até nos afazeres de casa e logo abaixo o vídeo da visita do prefeito Ricardo Galvão a família do pioneiro.

 

 

Araguaia Notícia  Publicidade 790x90


Entre no grupo do Araguaia Notícia no WhatsApp e receba notícias em tempo real  CLIQUE AQUI
Notícias Relacionadas »
Comentários »
Araguaia Notícia  Publicidade 1200x90